Postado por Bianca Chagas Ribeiro em 20/12/2024 09:20
A avaliação neuropsicológica para investigação diagnóstica do TDAH -Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é composta por uma ampla variedade de técnicas, o que pode incluir desde entrevistas, inventários, escalas e testes neuropsicológicos com o objetivo de avaliar as funções cognitivas, emocionais e comportamentais.
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico e do neurodesenvolvimento complexo que se caracteriza por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, mais intenso e frequente do que o normalmente observado em outras pessoas da mesma idade e desenvolvimento.
Os sintomas do TDAH podem ser agrupados em três categorias principais:
Desatenção: Dificuldade em manter a atenção em tarefas, distraibilidade, esquecimento, dificuldade em organizar tarefas e atividades.
Hiperatividade: Agitação motora excessiva, dificuldade em ficar sentado, sensação de inquietude interna.
Impulsividade: Dificuldade em esperar a sua vez, interrupção de conversas, dificuldade em seguir regras.
"Os sintomas do TDAH são variáveis e podem mudar ao longo do tempo, dependendo do ambiente e das demandas da pessoa." (American Psychiatric Association, 2013)
O diagnóstico do TDAH é feito por um profissional de saúde mental, com base em uma avaliação completa que inclui:
História clínica: Informações sobre o desenvolvimento da criança ou adolescente, sintomas atuais e impacto na vida diária.
Entrevistas: Com a criança, os pais e os professores, para obter diferentes perspectivas sobre os sintomas.
Escalas de avaliação: Questionários que avaliam os sintomas do TDAH.
Exames complementares: Para descartar outras condições que possam causar sintomas semelhantes.
É importante ressaltar que o TDAH é uma condição crônica, mas com tratamento adequado, a maioria das pessoas com TDAH pode ter uma vida produtiva e satisfatória.
Como ponto de partida, indico a Escala de Autoavaliação de Sintomas de TDAH para Adultos (ASRS-18) que é um questionário composto por 18 itens que visa auxiliar na identificação de sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos. Desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essa escala é um instrumento útil para profissionais de saúde mental e para os próprios indivíduos que suspeitam estar com TDAH.
FAÇA O TESTE CLICANDO NO LINK ABAIXO 👇
Teve dúvidas sobre o resultado? Me envie uma mensagem, estou à disposição para auxilar você! Abraços! 💙
Bianca Chagas Ribeiro | CRP 06/170606 WHATSAPP: 16993807542