Você conhece a distimia?

Postado por Nathália Brito Silva em 22/09/2022 21:03

Você conhece a distimia?

Famílias disfuncionais são muitas vezes a fonte de traumas na infância que levam a transtornos mentais complexos, como a depressão. A distimia é um transtorno crônico em que se experimenta sintomas persistentes de depressão que são menos intensos do que episódios depressivos maiores e não preenchem os critérios para o diagnóstico de transtorno depressivo maior.

O que causa a distimia?depressão, como sair da depressão, como ter saúde mental

A distimia é uma depressão crônica de baixo grau que pode ser causada por uma variedade de fatores. Ela também é conhecida como depressão crônica e geralmente é causada por fatores genéticos e ambientais. Alguém com distimia pode apresentar sintomas menos intensos do que aqueles com depressão maior, mas os sintomas estão presentes por dois anos ou mais. Uma analogia: é como se fosse um telefone que não consegue alcançar 100% de carga na bateria, mas que fica sempre em modo de economia e que não te permite executar muitas funções no dia a dia...

Depressão vs. Depressão Distimica

A depressão é uma doença mental caracterizada por um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse em atividades. A distimia, por outro lado, é um transtorno de humor crônico que pode ser identificado por uma depressão de baixo grau que dura pelo menos dois anos. A diferença entre depressão maior e a distimia está na intensidade dos sintomas experimentados pelo indivíduo.

Opções de tratamento para depressão distimica

O tratamento para a depressão distímica é uma combinação de psicoterapia e medicamentos antidepressivos. A terapia cognitivo-comportamental é a forma mais comum de psicoterapia usada para tratar transtornos depressivos. Esta abordagem se concentra em como pensamentos, sentimentos e comportamentos estão relacionados uns aos outros. O objetivo é identificar padrões de pensamentos negativos para desenvolver pensamentos mais saudáveis e funcionais, que levarão a sentimentos e comportamentos mais positivos, é um tratamento em conjunto e colaborativo, onde você e eu trabalharemos juntos para superar o problema. Os antidepressivos são a outra forma de tratamento para transtornos os depressivos. Eles funcionam regulando os níveis de serotonina no cérebro, o que pode ajudar na regulação do humor, bem como em outros sintomas, como ansiedade ou baixos níveis de energia.

Caso você se identifique com sintomas listados acima, é muito importante considerar iniciar um tratamento psicológico.

CLIQUE PARA: DÚVIDAS E ATENDIMENTOS

CLIQUE PARA LER: CHEGA DE ANSIEDADE

@psi.nathaliabrito

Compartilhe este texto com um amigo, vamos espalhar conhecimento!