Dúvidas frequentes sobre psicoterapia online!
Postado por Nathália Brito Silva em 01/05/2019 11:45
1. Atendimento online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia?
Sim! Desde novembro de 2018 a psicoterapia por meio online passou a ser aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia (Resolução 11/2018), antes disso o CFP permitia até 20 sessões de orientação psicológica online, por meios síncronos (videoconferência) e assíncronos (chat’s e email), sempre pautado pelo código de ética do psicólogo. Hoje os atendimentos não possuem mais a limitação do número de sessões.
2. Quem pode ser atendido online?
Brasileiros que por alguma limitação, falta de tempo, distância, ou outra razão, não possuam disponibilidade para ir a um atendimento presencial, ou que desejem a comodidade deste tipo de atendimento. A psicoterapia online permite que cada vez mais pessoas tenham acesso a um tratamento/orientação que seria inviável de outra forma, porém nem todo mundo se adapta a esse tipo de atendimento, nesses casos (onde o paciente não se sentiu confortável ao fazer um atendimento online) é recomendável o atendimento presencial. É necessário ressaltar também que em situações de urgência, emergência e desastres (situações onde haja risco de vida ao paciente) o atendimento online não é recomendado, devendo nesses casos o atendimento ser feito de forma presencial.
3. Por onde são feitos os atendimentos psicológicos?
Atualmente os atendimentos podem ser feitos aqui no site por Whatsapp (na modalidade texto ou videoconferência), Chat (na própria plataforma), Email (também utilizando a plataforma) e por Skype (na modalidade de videoconferência). Todos os atendi
mentos com até 60m de duração.
4. Quais as condições necessárias para os atendimentos online?
É fundamental que o paciente tenha boa conexão com a internet no momento do atendimento, que tenha os aplicativos instalados (no caso, se o atendimento for por Whatsapp ou Skype), bem como esteja em um ambiente tranquilo, sem que haja a presença ou interferência de outras pessoas, um local que seja de preferência seguro e confortável. Com o objetivo de termos um atendimento baseado no sigilo e como regulamentado no código de ética profissional.
5. Quais as diferenças entre presencial e online?
As principais diferenças residem no uso de uma tela (de celular, tablet, computador, etc...), que limita o contato entre psicólogo e paciente, e o ambiente. A organização do atendimento é similar ao presencial, apenas não sendo possível a aplicação de algumas intervenções, o que não desqualifica o processo, nem torna seus efeitos menos significativos.
Agradeço por ter lido até aqui! Se conhece alguém que tem vontade de fazer psicoterapia online e tem alguma dessas dúvidas, compartilhe!
Se ainda restarem dúvidas, fique a vontade para me enviar uma mensagem
clicando aqui, ou
clique aqui para agendar um atendimento comigo!
Até breve!