Erro

Como priorizar tarefas quando tudo parece urgente.

Postado por Camila Fernanda Lepinsck Ferreira em 15/07/2025 19:10


Por Camila Lepinsck – Psicóloga | CRP 06/204170

 

A vida adulta pode ser exaustiva: trabalho, relacionamentos, afazeres, decisões… tudo parece urgente e a lista só cresce. Se você sente que não consegue dar conta de tudo, saiba que não está sozinho(a). Aqui vão estratégias práticas (e humanas) para ajudar você a priorizar com mais clareza e menos culpa:

 

 1. Comece pelos sentimentos

Antes de tentar “dar conta” de tudo, pergunte-se: “o que está mais pesado agora?”. Às vezes, o problema não é a lista em si, mas a frustração com alguém, a sobrecarga emocional ou a sensação de desvalorização. Antes de mergulhar em qualquer tarefa aleatória, pare um momento para considerar como você está se sentindo e todos os fatores que estão contribuindo para isso. Suas respostas vão ajudar a mapear onde você deve direcionar seu tempo e energia

2. Cuide do básico

Tomar café da manhã, escovar os dentes, beber água, dormir bem. Essas pequenas ações não são perda de tempo, elas sustentam o seu dia. Ignorar o autocuidado básico pode aumentar ainda mais a sensação de descontrole. Tente fazer pequenos ajustes para garantir que você esteja descansado(a), alimentado(a), hidratado(a) e com energia para o que vier. Pode ser colocar o celular no modo “não perturbe” às 20h, ir dormir um pouco mais cedo em vez de ver mais um episódio, ou reservar 30 minutos no calendário para almoçar ou caminhar. 

 3. Tire tudo da cabeça

Faça uma “limpa mental”: escreva tudo o que está pesando: tarefas, obrigações, desejos. O objetivo não é fazer tudo agora, mas aliviar a mente da sobrecarga. Mesmo que não seja possível fazer tudo isso hoje (ou neste ano), o objetivo é aliviar a pressão de ter que lembrar de tudo que deseja realizar.

4. O que te dá energia?

Algumas tarefas drenam, outras recarregam. Identifique quais atividades te fazem bem e dê um jeito de incluí-las, nem que seja em pequena escala. Isso mantém sua motivação viva. Talvez até valha a pena destacar essas tarefas com uma cor específica para garantir que você vai incluí-las na sua lista de prioridades, mesmo que não sejam as mais urgentes.

5. Classifique: Importante x Urgente

  • Importante e urgente → faça agora
  • Importante, mas não urgente → planeje
  • Urgente, mas pouco importante → delegue ou adie
  • Nem urgente nem importante → descarte ou deixe para depois

6. Revise e ajuste

Nem tudo precisa continuar na sua rotina só porque você “decidiu”. Se algo está sugando sua energia e não faz mais sentido, tudo bem deixar ir ou adaptar. Talvez você leia um livro por mês em vez de um por semana, ou treine para uma corrida de 5 km em vez de meia maratona.

7. Seja gentil com você

Todo mundo se enrola às vezes. Quando isso acontecer, pare um pouco com os compromissos e se reconecte: caminhe ao ar livre, tome um banho relaxante… Um pouco de autocompaixão ajuda muito quando você está sem energia e atolado(a) de compromissos no calendário. E se estiver difícil lidar sozinho(a), buscar apoio psicológico pode te ajudar a encontrar clareza e leveza.

 

Se você precisa de apoio para lidar com sua rotina, ansiedade ou sobrecarga emocional, estou aqui para ajudar. 🦋✨

 

Psicóloga Camila Lepinsck | CRP 06/204170

Abordagem: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

📞 Whatsapp: (11) 99250-8804

📱 Instagram: @psico.camilalepinsck

 

 

 

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!

Precisa de ajuda?