Postado por Erica da Conceição Barbosa em 22/12/2022 19:39
Acolha suas emoções!
Lembre-se que você não é obrigado estar feliz, ou fingir estar, só para se adequar ao ambiente e a proposta de sentido das festas. Quando você acolhe suas emoções, aceitando-as com naturalidade, você se livra do peso de sentir obrigado(a) seguir um padrão de felicidade imposto nessa época do ano, onde a felicidade é obrigação. Quando você se desobriga dessa regra, se sentirá leve e melhor.
Reserve um tempo, para ficar com você!
São tantos compromissos: organização de viagem ou da casa para recebermos amigos e parente para festas de final de ano, que não conseguimos se quer pensar em um tempo para descansar. Mas e necessário que atentar-se aos limites e reservar alguns momentos para relaxar, dormir, descansar e aproveitar sua própria companhia, pois estar bem, te dará mais disposição para celebrar intensamente os momentos de reencontros e encontros que época nos proporciona.
Procure estar próximo de pessoas que te fazem bem!
Você não precisa estar com pessoas que não te faz bem, só porque é da sua família. Nem sempre família é sinônimo de bem-estar ou te faz se sentir bem estando com eles. Laços sanguíneos não é sinônimo de afinidade ou intimidade, logo se não te faz bem, não se obrigue a estar juntos em nome de uma convenção social. Esteja com pessoas que contribuem para o seu bem-estar emocional, priorize seu bem-estar.
Não perca tempo tentando mudar a opinião das pessoas, preserve sua saúde mental!
É normal nas reuniões familiares das festas de final de ano, sempre ter aquele parente, ou mais de um, que é irredutível nas suas convicções, ideias e com posicionamentos rígidos e sem flexibilidade. logo não tente argumentar com esses parentes, na intenção de fazê-los agir ou pensar diferente, poupe suas energias mentais, pois só gerará desgaste emocional, mental e conflitos, e possivelmente você não os fará agir ou pensar diferente. Logo é de suma importância que, você já vá para o ambiente desarmado da expectativa de que a pessoa vai estar mais flexível. É importante também você ter um plano B para caso a conversa não esteja te agradando, você possa usufruir desse plano para sair ou encerrar a mesma de maneira educada.
Conte com ajuda Psicológica!
É importante que você possa observar se os sentimentos negativos que surgiram durante a estadia com familiares e amigos durante as festividades, persistem após as festas. Neste caso, você pode estar enfrentando mais do que um aborrecimento passageiro e então é necessário buscar ajuda psicológica, pois dessa forma compreenderá melhor o que está sentido.