Ansiedade: será que ela está atrapalhando?

Postado por Nathália Brito Silva em 13/06/2022 20:18

O que é Ansiedade?

A ansiedade é uma condição de saúde mental que faz com que uma pessoa se sinta preocupada e com medo, geralmente sobre algo que pode acontecer no futuro. Pessoas com ansiedade podem se preocupar com qualquer coisa, desde preocupações com saúde e segurança até interações sociais. Os transtornos de ansiedade são as doenças mentais mais comuns. Eles geralmente são caracterizados por preocupação excessiva ou irreal, comportamento nervoso e sensação de tensão em resposta a essas ansiedades.

A ansiedade é um dos transtornos mentais mais comuns, sendo mais comuns entre as mulheres do que os homens. O tipo mais comum de transtorno de ansiedade é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Este artigo vai explorar o que o TAG e como ele pode ser tratado.

Transtorno de Ansiedade Generalizada - Sintomas e Opções de Tratamento

O transtorno de ansiedade generalizada é uma condição de saúde mental caracterizada por ansiedade e preocupação prolongadas. Também pode ser acompanhado por sintomas físicos.

Os sintomas deste quadro clínico incluem ansiedade e preocupação constantes, dificuldade de concentração, sensações desconfortáveis no peito, estômago ou garganta, cansaço e dificuldade para dormir, geralmente é uma insônia inicial. A gravidade desses sintomas pode variar de pessoa para pessoa.

As opções de tratamento para o Transtorno de Ansiedade Generalizada geralmente incluem psicoterapia, medicamentos e mudanças no estilo de vida, como ioga ou meditação. O objetivo da psicoterapia, com a Terapia Cognitivo- Comportamental, que é a abordagem que eu trabalho, busca reestruturar os pensamentos automáticos que desencadeiam a ansiedade, além de identificar e trabalhar os gatilhos e a maneira de ver a ansiedade.

Como encontrar alívio da ansiedade e do transtorno de ansiedade generalizada

A ansiedade generalizada é um transtorno comum e pode afetar pessoas de todas as idades. Caso você se identifique com os sintomas mencionados, saiba que você não está só e que é possível sim, lidar com a ansiedade e diminuir muito a frequência das crises, e eu te digo isso por experiência própria. A psicoterapia pode te ajudar a modificar os pensamentos que desencadeiam a ansiedade, o que te permite a reagir de maneira diferente a ela.

Se você se identificou com os sintomas, procure ajuda especializada!

CLIQUE PARA: Dúvidas e atendimentos

CLIQUE PARA LER:Chega de ansiedade

@psi.nathaliabrito

Compartilhe este texto com um amigo, vamos espalhar conhecimento!