Postado por Nathália Brito Silva em 15/06/2022 16:33
Talvez nós tenhamos cometidos erros no passado, erros que interferem no presente e que nos levam a ficar presos na culpa e autojulgamento. Seguir em frente é necessário, pois o futuro poderá nos trazer novas oportunidades de fazer diferente, de aprender com as falhas. Não dá para mudar o como as coisas aconteceram, mas é possível aproveitar o aprendizado com os nossos erros e acertos para viver bem o agora e melhorar para o futuro.
Você pode ter tido alguns escorregos ao longo da vida. Quando olhar para trás, acolha e escolha de acordo com a pessoa que você quer se tornar no futuro. Por isso, é importante não paralisarmos após um acontecimento negativo. Que essas falhas sejam lições para nos levantarmos e lutarmos novamente!
Temos que fechar o ciclo, fechar a porta, terminar o capítulo, ou como você quiser chamar. O importante é continuar aprendendo, deixando para trás os momentos da vida que passaram, lá no passado. Aprendemos lições de vida com esse passado, mas nosso lugar é agora, no presente, olhando para o futuro. Para evitar os mesmos erros e saber o que fazer, é importante entender o que está errado e pensar a respeito.
Não temos como voltar à algo que já aconteceu, e por pior que tenha sido o erro, é muito sofrido carregá-lo em suas costas.
Romper o ciclo dessa culpa que paralisa e preocupa requer a vontade de estar aberta para um exercício constante de reflexão e autocompaixão. Eu sei que em alguns casos, é bem difícil conseguir enxergar e sair do ciclo paralisante da culpa. Perceber novas saídas às vezes pode parecer quase impossível. Nisso, saiba que psicólogos podem fornecer orientação adequada para ajudá-lo a encontrar uma maneira de compreender e lidar com problemas e com a culpa.
Compartilhe este texto com um amigo, vamos espalhar conhecimento!