Erro

VOCÊ TEM FOBIA SOCIAL?

Postado por Elizama Silva Dias de Oliveira em 15/01/2020 19:16


O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou também conhecido como Fobia Social é um dos transtornos de ansiedade mais comum e apresenta alguns dos sintomas abaixo:

  • Medo intenso de tornar-se alvo de julgamento em situações sociais;
  • Medo de sentir-se ansioso em frente a outras pessoas;
  • Medo da avaliação negativa pelas pessoas, gerando sentimentos de constrangimento, humilhação e vergonha;
  • Medo de que as pessoas percebam seu nervosismo;
  • Podem ter medos específicos únicos, como medo de falar com seu chefe ou medo de usar um banheiro público, comer fora, ou falar ao telefone quando outros estão presentes.
  • Tendem a ser extremamente inibidos e autocríticos nas situações sociais que lhes geram ansiedade, comportando-se de maneira tensa e rígida, com dificuldades em articularem-se verbalmente, ocasionando prejuízos no desempenho social.
  • Podem apresentar dificuldades apenas em: 1) situações de desempenho, como medo restrito a falar ou se apresentar em público; ou 2) indicar medo associado a diferentes situações sociais.
  • Há uma especificidade de Ansiedade Social do tipo Desempenho, na qual a pessoal somente têm preocupações com o seu desempenho em algum tipo de apresentação,  geralmente mais prejudiciais a nível profissional (p. ex., músicos, dançarinos, artistas, atletas) ou em papéis que requerem falar em público.

Mas, ATENÇÃO! Existe uma diferença entre timidez e fobia social. Na fobia tem a apresentação de sintomas fisiológicos, cognitivos, emocionais e comportamentais de modo excessivo.

SINTOMAS COGNITIVOS: pensamentos negativos sobre si mesmo, a situação e outros ("eu sou inadequado", "sou um fraco", "sou inferior" "os outros são melhores do que eu", "estão todos rindo de mim" "os outros são melhores do que eu"...)

SINTOMAS FISIOLÓGICOS: frequência cardíaca alta; boca seca; tremores; sudoreses; mãos frias; tontura; enjoo; vontade de ir no banheiro...

SINTOMAS EMOCIONAIS: embaraço e excesso de autoconsciência; vergonha excessiva; baixa autoestima; abatimento e tristeza; solidão...

SINTOMAS COMPORTAMENTAIS: inibição e passividade; voz baixa; pouca movimentação corporal; pouca expressão facial; fuga ou esquiva de situações sociais...

=> Se você percebe que se encontra diante de uma ANSIEDADE EXCESSIVA que prejudica seu desempenho pessoal, social e profissional ???? procure um psicólogo e psiquiatra para te ajudar a garantir sua SAÚDE MENTAL.

* A Fobia Social tende a ser um quadro crônico, ou seja, que se arrasta no decorrer dos anos, criando um ciclo vicioso de isolamento social crônico, com solidão extrema, consequentemente com prejuízos psicopatológicos e até mesmo redução na expectativa de vida.

* O transtorno de ansiedade social está associado a taxas elevadas de evasão escolar e prejuízos no bem-estar, no emprego, na produtividade no ambiente de trabalho, no status socioeconômico e na qualidade de vida.

Quanto mais cedo e com menor comorbidades estiver os sintomas mais eficaz será o tratamento. ENTÃO, não deixe de procurar ajuda!!

Clique AQUI para me enviar uma mensagem ou AQUI para agendar um atendimento comigo.

Para saber mais: https://www.elizamaoliveira.com.br

Um grande abraço!

Elizama Oliveira






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!