Postado por Gabrielle Cruz em 16/07/2024 18:01
Transtorno de ansiedade generalizada.
A ansiedade é uma emoção desagradável que envolve o medo, a tensão trazida por essa emoção devido à antecipação de um perigo, é uma forma defensiva do organismo reagindo a uma situação de alerta ou uma situação desconfortável.
É importante ressaltar que se trata de uma emoção inata, acompanha a humanidade ao decorrer de toda sua existência, portanto, não há maneiras de nos livrarmos dela permanentemente, todas as emoções desempenham um papel e são úteis para a sobrevivência humana. Os tratamentos para os transtornos de ansiedade se baseiam na reestruturação comportamental, a Psicoterapia pode te ajudar a lidar com os desafios cotidianos de maneira mais saudável e funcional.
A ansiedade e o medo passam ser patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo e causa desconforto recorrente, de forma que podemos observar os prejuízos na vida do indivíduo.
A predisposição neurobiológica herdada e os fatores ambientais são componentes específicos que podem fazer que existência maior probabilidade de se descobrir algum tipo de transtorno da ansiedade.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é caracterizado por preocupações excessivas e irracionais sobre situações e eventos do dia a dia, que é difícil de controlar e pode trazer grandes prejuízos.
Pessoas com TAG mantém uma tensão constante, estão sempre em alerta, sentem-se frequentemente inquietas e podem ter a impressão de que algo ruim está sempre prestes a acontecer.
Além disso, podem apresentar sintomas físicos, como:
Fadiga
Irritabilidade
Tensão muscular
Dificuldade de concentração
Disfunção sexual
Falta de ar
Alterações gastrointestinais
Aperto no peito e distúrbios do sono.
Reconhecer a necessidade de ajuda e tomar medidas proativas são essenciais para gerenciar a ansiedade e melhorar sua qualidade de vida.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem eficaz para o tratamento do TAG. Ela faz com que se torne possível identificar e modificar padrões de pensamento distorcidos, que trazem prejuízos e crenças irracionais que contribuem para a ansiedade. Técnicas de reestruturação cognitiva, mindfulness e treinamento em habilidades de enfrentamento são exemplos de caminhos seguidos para proporcionar ao paciente a melhora dos sintomas.
Segundo as pesquisas disponíveis e a prática clínica mostram que a TCC é efetiva na redução dos sintomas de ansiedade e na prevenção de recorrências, de maneira isolada ou combinada com medicação. Oferecendo eficácia comprovada, a Terapia Cognitivo-Comportamental fornece flexibilidade no formato de atendimento e resultados duradouros.