Erro

Todos precisam de terapia! Será?

Postado por Joyce da Conceição Tavares de Lima em 13/07/2021 10:45


"Todos precisam de terapia!” Quem não já ouviu ou falou essa frase?

Essa frase e entre outras foram e são importantes na quebra de estereótipos e estigmas quanto à saúde mental, psicoterapia e análise. Meu objetivo não é questionar tal pensamento, mas refletir a partir da perspectiva psicanalítica. 

Iniciar uma análise, na verdade, se dispor em se permitir entrar em análise é uma decisão importante. Iniciar tal processo analítico não é fácil, pois falar sobre si mesmo, das suas fantasias, medos, receios, traumas e sofrimentos não é tão simples. Além disso, é um processo que por vezes é  doloroso e no percurso há perdas e ganhos. Para  iniciar é necessário que se preencha um pré-requisito, que é o desejo. Sim, o desejo em querer, ao menos passar por essa experiência.

Logo, bom seria se todos pudessem passar por essa experiência, mas ao ponto que haja o desejo para isso.

Para mais informações ou agendar um atendimento:
Via Plataforma da Central Psicologia ou pelo Whatsapp: (22) 99604-7179.

Instagram: @psi.joycetavares


Joyce da Conceição Tavares de Lima
Psicóloga
CRP: 05/62935

Psicóloga formada pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduanda em Clínica Psicanalítica. Realiza atendimentos a adolescentes, adultos e idosos.Tem por experiência atendimento com grupos de adolescentes e grupo de mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Atualmente atua como psicóloga voluntária no Projeto Rede Psis.

A abordagem utilizada é a Psicanálise. A psicanálise consiste no entendimento que há aspectos vida psíquica que são inconscientes. E esses aspectos são trabalhados a partir da associação livre. Ou seja, fale tudo o que vier à sua mente no momento da análise, sem se preocupar com julgamentos.