Postado por Central Psicologia em 02/09/2017 12:04
O ritmo acelerado e a fluidez dos relacionamentos interferem na criação dos filhos, na qualidade de vida da família e na educação escolar. Com isso, pode-se dizer que as doenças e transtornos contemporâneos são respostas do ambiente, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Este termo é usado popularmente para se referir ao TDAH, porém é preciso entender que há diferença entre os dois. A hiperatividade é uma característica de pessoas muito agitadas, repletas de energia, inquietas, enfim, muito ativas, de forma que nem sempre signifique um distúrbio.
O TDAH é a sigla que corresponde ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, caracterizado pela combinação da dificuldade de atenção e da agitação motora, por isso não pode ser confundido com apenas a hiperatividade.
Geralmente é observado em crianças, já que tem seu início nesta faixa etária, o que não significa o transtorno não possa perdurar na vida adulta.
Nos últimos anos tem ocorrido um fenômeno de hiperdiagnóstico do TDAH, isto pode ser explicado por alguns motivos:
Devido a tanta possibilidade de equívoco, é preciso que o psicólogo considere todos estes aspectos supracitados e investigue outros fatores para que a conclusão final seja fidedigna, além disso, é indicada a verificação do comportamento hiperativo e desatento em mais de um ambiente (ex: escola, casa e rua).
Os sintomas do TDAH incluem:
A causa da hiperatividade é multifatorial: genética, ambiente e cultura. A partir disso, pode-se dizer que é difícil prevenir que uma criança desenvolva o transtorno.
As conseqüências, por sua vez, dizem respeito à dificuldade de aprendizagem, repetência escolar, isolamento social, dificuldade de ingressar na universidade, em realizar/finalizar tarefas domésticas ou atividades como assistir a um filme, dificuldade em manter-se ou crescer profissionalmente.
O tratamento é feito basicamente por meio da psicoterapia, seja ela presencial ou por atendimento online, esta última opção é interessante para pessoas com TDAH por oferecer mais facilidade em manter atenção na terapia, já que presencialmente há muitos estímulos que tirem a atenção da pessoa.
A psicoterapia permite o autoconhecimento e reconhecimento das limitações, a partir disso a pessoa diagnosticada consegue tornar a hiperatividade em algo útil, como na prática de esportes dinâmicos, vocação profissional em áreas que demandam maior movimentação – e não um escritório fechado, enfim, estas utilizações pode inclusive contribuir com o treinamento da atenção e concentração.