Erro

Devia ter dito!

Postado por Bruno Beraldo de Castro em 11/01/2018 17:57:23


Quando não dizemos o que sentimos podemos acabar remoendo mágoas e as reprimindo, ao invés de expor os sentimentos e deixar o rio correr. Muitos não conseguem exprimir suas aflições, angústias e sofrimentos, pois podem sentir medo, desconfiança, insegurança ou autoestima baixa, as consequências ocorrem de maneira drástica provocando sofrimento físico e psíquico. A psicoterapia não é apenas um local em que a pessoa percebe a sua expressão verbal, mas também o que o corpo está dizendo. Por tanto, aquilo que não é dito pode acabar sendo somatizado. 


Somatização: São sensações de dores e sintomas físicos provenientes de possíveis conflitos psíquicos. 


O nosso organismo é tão inteligente que mesmo sabendo que estamos reprimindo as palavras, acaba criando uma forma de reagir e expressar. Neste sentido o corpo manifesta e comunica, já que falha ao tentar emitir pela linguagem verbal. Alguns exemplos de reações emocionais diretamente ligadas às sensações físicas são: Nó na garganta, embrulho no estômago, peso do mundo nas costas, falta de ar, agitação e tremores, boca seca, coração acelerado... 


Sabemos que o corpo também é um deposito de emoções, cujo histórico de vida pode gerar marcas das quais portamos pelo decorrer de nossa existência. E tudo começa quando somos crianças. Aprendemos com os adultos a expressar nossas emoções, os pais dizem para as crianças que “sejam corajosas”, ou que “engulam o choro”, os pais também ensinam a diminuir a sensação de dor dizendo ao filho: “não foi nada, vai passar”. A mente e o corpo aprendem estes ensinamentos e deixam pegadas consideráveis na vida de uma pessoa. É possível que ao carregar sentimentos antigos e negativos, misturadas com conflitos atuais, seja um grande obstáculo para viver o momento presente. 


Desse modo o excesso de mágoa e ressentimento pode gerar peso emocional. Posto isso, é necessário perder peso, já que o organismo não aguenta mais. Na academia buscamos um profissional de educação física e nutrição para ajudar-nos a ficar em forma, sendo possível entrar naquela calça que tanto deseja; na psicoterapia você precisa do psicólogo (a) para te auxiliar na resolução dos seus conflitos internos, promovendo uma perda de peso emocional, para que seja possível ter uma vida mais saudável.


Se você está carregando mais peso do que pode suportar, talvez esteja na hora de perder alguns quilos emocionais.