Erro

Seis dúvidas comuns sobre Psicólogo e Psicoterapia

Postado por Samanta Perez Santos em 07/05/2020 10:23


 

Mas afinal, preciso de um Psicólogo?

Como é uma sessão de psicoterapia com o Psicólogo?

Quais as Possibilidades da Psicoterapia?

Qual a diferença de um Psicólogo ou outra pessoa que posso desabafar?

Devo me consultar com um Psicólogo ou Psiquiatra?

Quanto tempo tem a duração de uma psicoterapia com o Psicólogo?

 

 

Ufa! Existem diversas dúvidas sobre o que faz um o psicólogo e como são as sessões de psicoterapia! Esse texto busca esclarecer algumas delas! Boa leitura!

* Psicólogo - Profissional que estudou, se formou e tem a licença para exercer a profissão (CRP)
* Psicoterapia - Técnica utilizada pelo Psicólogo para ajudar o paciente a se fortalecer, tratar e prevenir adoecimentos psíquicos

 

1. Mas afinal, preciso de um Psicólogo?

Muitas pessoas não pensam nessa possibilidade, porque ainda acreditam que Psicólogo deve ser procurado somente em caso de adoecimento psíquico intenso. Entretanto, não é somente em situações mais graves que Psicólogo deve ser contatado, poderá ser contatado também para prevenção de adoecimento e cuidado da saúde mental. 

Durante a sessão é oferecido pelo psicólogo acolhimento em momentos difíceis e auxílio no processo ao autoconhecimento, pois trata-se de um momento para ouvir a si mesmo, ser escutado (por alguém preparado),  ter um espaço para refletir acerca das relações e tudo o que for necessário falar e desabafar. Hoje faltam espaços na sociedade para conversar e desabafar. Portanto, se consultar com o Psicólogo pode ser benéfico para fortalecimento psíquico.

 

2. Como é uma sessão de Psicoterapia com o Psicólogo?

Você poderá falar livremente dos assuntos que necessitar. O Psicólogo, durante os atendimentos, promoverá questionamentos, convidando-o a refletir outros pontos de vistas, ampliando assim as compreensões acerca dos acontecimentos e de conversar sobre os sentimentos.

 

3. Quais as possibilidades da Psicoterapia?

Através do que é vivenciado nas sessões (conforme mencionado na pergunta anterior) é possível haver empatia com seu mundo interior (desejos e sentimentos) com o mundo externo (exigências sociais). Você poderá sentir-se mais fortalecido, devido ao apoio recebido, bem como ao processo de autonomia e desenvolvimento de maior responsabilidade acerca de suas próprias ações. Nesse sentido, compreender melhor a si mesmo e suas relações é crucial para haver processos de mudança.

 

4. Qual a diferença de um Psicólogo ou outra pessoa que posso desabafar?

Nenhum substitui ou é superior ao outro, ambos são importantes, pois formam uma rede de apoio. A diferença é que o Psicólogo apresenta escuta e fala técnica, ou seja, oferece um ambiente seguro e sigiloso, além disso pesquisa constantemente sobre comportamento humano e sociedade.

Seu objetivo é ser um facilitador para o desenvolvimento, bem como não julga o paciente, o que o torna capacitado para auxiliar as pessoas a conhecerem-se com maior profundidade e promoverem relações em seu cotidiano de maneira mais saudável.

 

5. Devo me consultar com um Psicólogo ou Psiquiatra?

O Psicólogo trabalha com a qualidade das relações e interpretações acerca dos acontecimentos de sua vida.

O psiquiatra atua como médico nas desordens psíquicas, medicando para alívio de sintomas.

Ambos são importantes, mas são diferentes, alguns casos, o tratamento com ambos se faz necessário, como no caso da depressão.

 

6. Quanto tempo tem a duração de uma psicoterapia com o Psicólogo?

Cada sessão dura em torno de 50 minutos. Na maioria das vezes ocorre uma vez por semana, dependendo da necessidade de cada pessoa. O prazo para findar uma psicoterapia também dependerá do paciente e de sua necessidade, para pensarmos um prazo é necessário refletir quantas necessidades precisam ser desenvolvidas.

 

 

 

Esse texto te ajudou? Envie comentários e sugestões! Se te ajudou, compartilhe com seus amigos!
Te convido também ler os outros textos do blog!

 

Abraços e até mais!

Para maiores informações ficamos à disposição para dúvidas ou esclarecimentos.
Entre em contato conosco!
Esse texto pode ajudar alguém?
Compartilhe-o com seus amigos.

Postado por Psicóloga Samanta Perez Santos CRP 06/157974






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!