Erro

Resiliência nos dias de hoje

Postado por Alexandre Germano Benito Martins em 02/05/2022 11:06


As mudanças ocorridas na modernidade incutiram um novo ritmo, novas exigências, novas demandas, trazendo conflitos que têm se multiplicado a cada dia. Estes conflitos podem ser traduzidos, numa dimensão interpessoal, pelos desafios e dificuldades enfrentados diariamente, num ambiente de competição acirrada, de expectativas muitas vezes acima das possibilidades reais do sujeito1, onde cresce o número de marginalizados e excluídos e de patologias diversas, incluindo os transtornos mentais. MACHADO et al. (2006)

Segundo o dicionário Aurelio temos duas definições;

1. FÍSICA

propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

2. FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE

capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Ambos os conceitos me chamam muito atenção, pois apontam para o retorno a forma original ou a busca pela homeostase.

Existe uma historia interessante no Vale do Silício; Steve Jobs na época do desenvolvimento do Ipad queria um produto com o corpo em alumínio e que fosse concebido em uma peça única e com o design diferenciado. Sabemos da busca pela perfeição e tecnologia na qual Jobs era obcecado, a solução achada pelos engenheiros da Apple, foi; torcer o alumínio próximo ao seu ponto de ruptura, para assim conseguir moldar o Ipad em sua melhor forma, a deformação elástica ocorrida no alumínio proporcionou um design único e premiado.

A psicologia se apropriou do termo originado pela física e definiu a resiliência como a capacidade do indivíduo em lidar com adversidades, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles e superar conflitos e criar alternativas.

Fazendo uma analogia entre psicologia e física, podemos observar que a resiliência proporciona a capacidade de suportar grandes tensões, cargas de estresse e dificuldades e após toda energia dispendida voltar ao estado de equilíbrio e homeostase.

Torce, enverga, amassa, estica e puxa e voltamos ao estado original. 

Em seus sinônimos podemos listar; superação, recuperação, resistência, força e elasticidade.

Na ciência do desenvolvimento humano, a resiliência tem um significado amplo e diversificado, o que inclui a recuperação do indivíduo após experiências traumáticas, a superação de desvantagens para alcançar o sucesso, e a resistência a situações estressoras para cumprir tarefas cotidianas.

Agora que definimos e conhecemos a resiliência humana, como podemos desenvolver essa interessante força e inteligência emocional?

Podemos exercitar e buscar de forma constante atitudes que aumentam e desenvolvam a nossa resiliência, como;

*Tenha uma atitude positiva

*Mantenha-se conectado com os amigos

*Libere a atenção 

*Aprenda hábitos saudáveis 

*Acredite em si mesmo

*Sorria 

*Seja otimista 

*Seja flexível 

As dicas listadas acima tem o objetivo de dar um norte a sua busca pela resiliência, ajudando na superação das adversidades da vida. Sabemos que a vida é movimento e o movimento gera desgaste e cansaço, mas o movimento também nos leva ao nosso ponto de chegada, a realização de nossos sonhos.

Referencia:

TABOADA, Nina G.; LEGAL, Eduardo J.; MACHADO, Nivaldo. Resiliência: em busca de um conceito. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., São Paulo , v. 16, n. 3, p. 104-113, dez. 2006 . Disponível em . acessos em 23 jul. 2020.






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!