Erro

Repertório Emocional

Postado por Marissa Vanini Garcia Neves Marques em 12/08/2024 17:17


Repertório Emocional. Você sabe o que é?

Aqui é um convite para pensar sobre o assunto...

Ultimamente, esse termo vem aparecendo nas sessões de psicoterapia com alguns pacientes, e me faz refletir sobre... é uma ideia simples, mas muitas vezes não a compreendemos...

Repertório Emocional é a 'compilação', ou seja, a soma, de experiências afetivas, frustrações, conquistas, alegrias, tristezas e etc, que passamos durante a vida. Assim, está ligado a tudo que vivemos, desde experiências concretas, até situações emocionais.

Mas, para além de passar por esses eventos, usamos esse vivido para lidar com os próximos e inevitáveis momentos. (Traduzindo: eu sei que o fogo queima, mas quando queimo a minha mão, passo a evitar reviver essa experiência). Também, é a maneira que conseguimos expressar, para nós mesmos, e para os outros, aquilo que sentimos, como sentimos e o que podemos fazer com o que sentimos. (Posso comunicar para o outro que a queimadura dói,  que vale a pena evita-la). Ou seja, não basta só compilar momentos, mas respeitar o que eles nos faz sentir (é meio que 'a moral da história, sabe?!).

Como dica, quando nos frustramos com a incompreensão vinda do outro, cabe um exercício mental: 'Será que esse outro tem Repertório Emocional pra compreender isso?' (Posso até mostrar a marca da queimadura, o outro pode até entender que não escolhe se queimar, mas talvez a compreensão completa só virá se isso acontecer...).

E não estamos falando realmente de fogo aqui!

A psicoterapia é uma excelente ferramenta para aumentamos esse nosso Repertório Emocional,  nos possibilitando dar conta das nossas próprias demandas e podendo nos fazer ter a chance de compreender quando o outro não dá conta nem das demandas dele, muito menos das nossas.

Na atualidade,  a rapidez da informação tenta nos vender soluções rápidas: cursos de três dias de autoconhecimento, imersão sobre afetos, terapias holística que prometem mudanças significativas em pouco tempo. Não desmerecendo quem escolhe essas alternativas,  a psicoterapia vem na contramão do tempo, fazendo um convite de mergulho interno e profundo, no tempo que tiver que ser...

Pensando em tudo isso,  a psicoterapia não é só para quando temos situações problemas,  mas também para apreendermos a viver melhor, em nossa plenitude. 

Faça Psicoterapia!






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!