Erro

Psicoterapia de base Psicanalítica - Como funciona?

Postado por Giovana Bruno da Silva em 17/06/2021 15:52


A psicoterapia com base psicanalítica é um método profundo que se baseia na fala, trazendo à tona questões, emoções e situações até então inconscientes e reprimidas para a melhor compreensão interna do Eu. Esta abordagem tem como princípio o ato de tornar consciente o inconsciente através do método catártico de cura pela fala. A forma como agimos e pensamos, nossos medos e sonhos, nossas alegrias e sofrimentos muitas vezes possuem natureza inconscientes/desconhecida, de forma que nem sempre vamos ter total compreensão do motivo de nos sentirmos ou pensarmos de determinada maneira. Conforme tais conteúdos, histórias de vida, aprendizados passados e padrões inconscientes vão sendo recordados, repetidos e elaborados passamos a fazer um ressignificado de todo o conteúdo até então reprimido, podendo assim nos relacionar melhor com nós mesmos e com o mundo que nos cerca.

A compreensão de aspectos passados nos auxilia a perceber o quanto agimos e reagimos de acordo com o que nos cerca no aqui e agora, podendo identificar se algum comportamento, experiência, padrão ou aprendizado passado ainda possui influência no nosso Eu de hoje. O processo de se desvencilhar do passado nos possibilita a que possamos dar voz à quem realmente somos e aos nossos reais desejos, sem máscaras, projeções, filtros ou mecanismos de defesa.Somos frutos de bases não tão claras à consciência, o ato se compreender em sua própria totalidade e explorar seu inconsciente é o princípio da terapia psicanalítica. Durante as sessões, o paciente tem a liberdade de falar tudo que vier a mente, e caso encontre resistências são dadas ferramentas, técnicas e orientações para melhor expressão da fala.

As sessões tem a duração de 50min., sendo realizadas inicialmente com um encontro por semana ou mais caso o paciente sinta a necessidade. A longo prazo, conforme o desenvolvimento do tratamento, as sessões podem ser realizadas quinzenalmente ou mensalmente. Há a opção de dar continuidade com a análise pessoal quando o paciente percebe plena resolução da demanda inicialmente trazida. 

 

 

Para entrar em contato comigo clique aqui, ou me mande uma mensagem no Whatsapp (14) 98198-1217.  Fico à disposição para dúvidas, informações e agendamentos.

Giovana Bruno da Silva

Psicóloga Clínica - CRP 06/163924






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!