Erro

Por que ninguém se importar com a saúde mental?

Postado por Raquel Magalhães de Mello em 24/10/2018 17:50


10 de outubro  é o dia da saúde mental.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

Neste dia realizam-se reflexões para se encontrar soluções para os problemas relacionados com a saúde mental e coordenar esforços na luta contra esta realidade.

O tema desse ano de 2018 é: jovens e saúde mental em um mundo em transformação.

A adolescência e os primeiros anos da vida adulta são uma época em que ocorrem muitas mudanças,  são tempos que provocam muitas emoções.

 O uso crescente de tecnologias online traz, sem dúvidas, muitos benefícios, mas também pode impor uma série de pressões à medida que a conectividade em redes virtuais aumenta.

Segundo a OMS metade de todos os transtornos mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada e tratada. Em termos de carga de doenças entre adolescentes, a depressão é a terceira principal causa.

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

O uso nocivo do álcool e de drogas ilícitas entre adolescentes é uma questão importante em muitos países e pode levar a comportamentos de risco, como sexo não seguro ou direção perigosa. Transtornos alimentares também são motivo de preocupação.

A principal prevenção é vencer o preconceito , ou seja, trazer luz ao dialogo entre os responsáveis e os jovens de maneira saudável. 

Prevenir é escutar o que jovem tem a dizer, mas escutar de uma maneira proativa, ou seja, apoiando e  principalmente conduzindo para a saúde emocional daquele jovem, sem preconceitos ou frases prontas como: "isso é uma fase" "Você está assistindo TV/ internet demais", " está andando com as pessoas erradas".  A depressão na adolescência é um fato, que os pais não podem fugir , pois isso leva, sim, ao suicidio . Se as causas estão em internet ou programas de TV , a solução é bem clara : conversar sobre o acontece no mundo atual , validar suas emoções, apoiar suas dúvidas. 

Saúde Mental é o futuro da saúde emocional de uma geração, portanto se quisermos ter um futuro melhor , temos, sim, que nos importarmos com a saúde mental das pessoas e apoair na busca para saúde emocional gerando qualidade vida para os mesmos.

 

Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5777:dia-mundial-da-saude-mental-2018&Itemid=839

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!