Erro

POR QUE FICO ANSIOSO (A)?

Postado por Elizama Silva Dias de Oliveira em 12/12/2020 19:13


Talvez você tenha feito essa pergunta a si mesmo.

Hoje quero te explicar sobre isso.

Primeiro, a ansiedade "não vem do nada", ela tem fatores desencadeantes, por mais que você não tenha consciência deles.

Segundo, é possível tomar consciência do que gera ansiedade em você, para então tornar possível o manejo sobre ela.

Observe a imagem acima. Ela apresenta uma premissa base da Terapia Cognitivo-comportamental: 

??O que nos afeta positivamente ou negativamente, o que gera sofrimento ou satisfação, o que nos faz sentir algo como agradável ou desagradável ou nos comportar de uma determinada maneira NÃO É A SITUAÇÃO em si, mas a forma como PENSAMOS/ INTERPRETAMOS a situação. Ou seja, os seus pensamentos e crenças podem influenciar suas emoções e comportamentos.

A ansiedade ( ou outras emoções) aparecem quando você tem PENSAMENTOS extremistas, exagerados, negativos, distorcidos diante de uma situação em que você está vivendo, viveu ou pensa que pode viver (presente, passado ou futuro).

As emoções despertam reações fisiológicas em seu corpo, daí você geralmente percebe os sintomas.  E suas ações tendem a estar relacionadas aos seus pensamentos. 

Seguindo o exemplo da imagem acima...podemos imaginar duas pessoas, Maria e João, vivendo a mesma situação: estudando um conteúdo de uma disciplina da faculdade em que ambos estão com dificuldades em compreender.

Acontece que Maria tem pensamentos mais relacionados a "preciso aprender isso de qualquer jeito", "se eu não aprender, vou perder na disciplina e serei uma péssima profissional", "não quero ser incompetente", "vão pensar que sou incapaz de aprender"...

João tem padrões de pensamentos deste perfil: "sou um burro mesmo em não aprender isso", "eu deveria ter entendido", "garanto que os outros estão achando fácil", "nunca vou aprender isso".

Ambos sentem ansiedade e vários sintomas relacionados: taquicardia, falta de ar, agitação ou sonolência ...e outros.

A Maria diante dos seus pensamentos e crença de incapacidade, se debruça o dia todo e a madrugada estudando, deixando até de realizar atividades importantes como se alimentar ou dormir adequadamente.

João diante dos seus pensamentos e crença de incapacidade ( diferentes da Maria), desiste de estudar e dorme o dia todo, não cumprindo as atividades que precisava realizar. 

É importante dizer que os dois padrões de pensamento podem ser prejudiciais, a depender de como a pessoa reage a eles. 

Você já sabia sobre isso?

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!