Postado por Paula Nayara Bezerra da Silva em 14/12/2020 10:50
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo? E as mulheres são as mais afetadas nas Américas: 7,7 % sofrem de ansiedade contra 3,6% dos homens.
O transtorno da ansiedade é causado pelo excesso de ansiedade ou medo, interferindo no dia a dia da pessoa em seus relacionamentos familiares, profissionais, amorosos. Você sabia, ainda que, este transtorno pode aumentar a chance de desencadear doenças como: aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares, ganho de peso e obesidade?
Podemos relatar que alguns dos sintomas são: cansaço, formigamento, suor excessivo, tensão muscular, náuseas, boca seca, calafrios, dores no corpo, dor no peito, tremores, falta de ar, enjoos, palpitações/taquicardia, e outros sintomas como dificuldades para dormir, irritabilidade, problemas de memória e concentração, sensação de não controle dos pensamentos, medo, incapacidade de relaxar, pensamentos negativos/catastróficos, preocupação excessiva, entre vários outros.
Bem, fatores genéticos, doenças físicas, doenças hormonais (hipertireoidismo, por exemplo), abuso de drogas, traumas passados, entre outros.
O tratamento é realizado através do acompanhamento médico e a psicoterapia. A Psicoterapia de abordagem terapia cognitivo comportamental, por exemplo é uma abordagem considerada por muitos, como a principal abordagem cognitiva da atualidade, tendo demonstrado maior eficácia, segundo evidências cientificas. A pesquisa e a prática clinica tem mostrado que a TCC é efetiva na redução de sintomas, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de transtornos, sendo os transtornos ansiosos, um foco no tratamento pela abordagem da TCC. Através de exercícios cognitivos e técnicas (respiração, relaxamento, entre outras), guio meus pacientes durante todo o processo, visando ajuda-los a estabelecer novas atitudes em relação aos assuntos mais complexos de suas vidas.
O psicólogo é o profissional capaz de te guiar em um processo de autoconhecimento para que você aprenda a lidar com seus pensamentos e emoções.
Procure ajuda! Você não precisa passar por isso sozinho! Pare de procrastinar, pois muitas pessoas convivem com a ansiedade há alguns anos e acreditam que podem controlar, porém com o tempo as crises aumentam e se tornam mais frequentes.
Lembre que a ansiedade até certo ponto é normal, quando se está na expectativa de uma festa, de uma prova, por exemplo, mas quando os níveis de ansiedade são excessivos, trazendo prejuízos ao corpo e mente (através dos sintomas já citados) e prejudicando a rotina diária, é hora de procurar ajuda com profissionais especializados no assunto. Todo o tratamento parte do reconhecimento do problema e a busca de ajuda. Familiares e amigos são essenciais neste processo, aliado à sua força de vontade de mudança e um profissional especializado no tratamento de ansiedade torna todo o caminho mais fácil!
Cuide de sua saúde mental, e cuide do bem mais precioso de sua vida: VOCÊ!!
Paula Bezerra - Psicóloga CRP-03/9980
Psicóloga clínica há 7 anos e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Experiencia no tratamento de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, estresse e Burnout, autoconhecimento e baixa autoestima, conflitos familiares e relacionamentos amorosos.
Referências: Knapp, P. Beck. A.T. (2008). Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa na terapia cognitiva. Revista brasileira de psiquiatria. 30 (2). 54-64.