Erro

O que eu faria se tivesse baixa autoestima?

Postado por Beatriz Lisboa Cavalcante em 28/08/2024 10:39


Se você deseja melhorar sua autoestima, continue lendo esse texto e confira as dicas que eu preparei para você!

O que é autoestima?

Antes de passarmos para as dicas, precisamos entender de fato o que é a autoestima.

Autoestima é a maneira como você se trata e se vê no dia a dia, ou seja, o quanto você acredita ser digno de amor, sucesso e respeito. Logo, quando você está com sua autoestima baixa, você tem mais tendência a se criticar, ficar inseguro e duvidar da sua capacidade, focando apenas nas suas falhas e ignorando as suas qualidades. Tudo isso pode acabar impactando em várias áreas da sua vida, desde os seus relacionamentos pessoais até o seu trabalho, sono ou estudos.

Além disso, pessoas com baixa autoestima podem evitar desafios, como por exemplo, uma entrevista de emprego e tirar a CNH, por medo de fracassar.

Então, se você se identificou com esses sentimentos, aqui estão cinco passos que podem te ajudar a construir sua autoestima.

5 dicas para fortalecer sua autoestima

1- Pratique a Autocompaixão

Como você pôde ler acima, uma das características da baixa autoestima é nos auto criticar, dessa forma, a autocompaixão é o contrário disso, é tratar-se com a mesma bondade que você trataria alguém que você gosta, seja com palavras ou com ações de cuidado.

Lembre-se de que errar faz parte, é algo natural do ser humano, e você não precisa ser perfeito em tudo.

2- Crie Pequenos Objetivos Diários

Ter a sensação de competência e de controle sobre a sua vida também pode ajudar na construção da sua autoestima. Para isso, crie uma pequena lista de tarefas que você consiga realizar ao longo do seu dia.

Essa lista pode conter objetivos simples, como praticar uma nova habilidade, organizar algum cômodo da casa ou até mesmo reservar alguns minutos do dia para fazer algo que você gosta e que te faça bem.

3- Cuide do Seu Corpo e da Sua Mente

A atividade física é um grande aliado para ter mais autoestima, pois independente do motivo da sua baixa autoestima, ao fazer algum tipo de exercício seu corpo libera endorfina, um hormônio que promove a sensação de bem-estar e prazer.

Não esqueça também de cuidar da sua alimentação e da sua saúde mental, para isso, evite alimentos ultraprocessados e reserve um tempo para descansar e se desconectar da internet.

4- Cultive Relações Saudáveis

Estar cercado de pessoas que só te critica e desvaloriza suas conquistas também pode contribuir para sua baixa autoestima. Por isso, identifique e analise suas amizades e as pessoas que fazem parte da sua vida, e fique perto daquelas que te aceitam do jeito que você é, e não apenas pelo que você faz e tem.

5- Faça Terapia

Se você perceber que a baixa autoestima está atrapalhando alguma área da sua vida, não tenha medo de buscar ajuda de um psicólogo. 

A psicoterapia pode ajudar você a identificar o que influencia a sua baixa autoestima e oferecer ferramentas para que você consiga lidar com a visão negativa que você tem de si mesmo e o medo de errar, de ser julgado.

Procurar ajuda não é ato de fraqueza, mas um sinal de coragem e autocuidado. 

 

Se você estiver precisando de ajuda, estou aqui!

WhatsApp (66) 99918-4783

Beatriz Lisboa Cavalcante

CRP - 18/8726

Créditos da imagem: Imagem de freepik






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!