Postado por Marissa Vanini Garcia Neves Marques em 28/08/2024 18:03
Você já se perguntou se precisa fazer psicoterapia? Já teve vontade de procurar esse caminho?
Às vezes não sabemos exatamente quando buscar ajuda psicológica. Não há uma regra, pois autoconhecimento nunca é demais e só isso bastaria, mas, alguns eventos emocionais da nossa vida, atual ou do passado, se colocam antecipados nessa necessidade; tem situações que a ajuda profissional pode ser imprescindível.
Eventos como relação desafiadora com a família ou colegas de trabalho, momentos de transição como troca de emprego ou término de relação, busca por autoconfiança, autoconhecimento e autoestima, desejo de mudanças de padrões de conduta, luto, traumas ou perdas, diagnósticos de saúde mental, dentre outros.
Fazer terapia é poder entrar em contato com o que sentimos ou pensamos, entendendo como e porque agimos de determinada maneira. É um recurso externo para organizar nosso interior.
O Encontro (com 'E' maiusculo mesmo!), cada sessão realizada, nos possibilita revisitar nossa jornada, mas dessa vez com ajuda especializada, para entender novas saídas para velhas atitudes. A terapia é isso: olhar nosso caminho, entender o que nos marcou, resignificar as dores e curar as feridas. É parar o mundo para se olhar!
É comum escutarmos relatos de pessoas que, por um ou outro motivo, fizeram psicoterapia e não gostaram. Isso pode acontecer porque não houve vínculo suficiente entre profissional e cliente/paciente. E isso pode ser comum. O fato é: não devemos desistir. A psicologia é brindada por muitas linhas e correntes filosóficas e sempre é possível encontrar um método de trabalho que acolha a nossa verdade. Ressaltando que é primordial a busca por profissionais éticos e com aprofundamento teórico, também, que entenda a demanda de cada indivíduo.
Também, é preciso ficarmos atentos com pessoas que se apresentam como terapeutas, mas que não possuem aprofundamento teórico para tal. Infelizmente, vivemos num tempo em que as pessoas nos prometem soluções rápidas, mas que nem sempre trazem resultados.
O profissional habilitado precisa entender quando não está acontecendo esse vínculo, tentar superar o desafio ou encaminhar a pessoa para outro profissional. Para além, psicólogo bom é aquele que nos faz sentir acolhidos e não julgados.
Faça Psicoterapia com Psicólogos!