Postado por Simone da Silveira Gomes Cardia em 13/05/2020 17:23
A abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) surgiu na década dos anos 60 a partir dos primeiros movimentos exploratórios do psiquiatra Aaron T. Beck, foi instituída como sendo a primeira abordagem cognitivo-comportamental para o tratamento dos transtornos emocionais, a partir da qual, processos cognitivos como pensamentos, percepções, crenças, memórias, entre outros, começaram a ser investigados cientificamente.
Dessa forma, segundo Beck (1964) a TCC baseia-se no modelo cognitivo, onde as emoções e comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção diante aos eventos. Não é uma situação por si só que determina o que as pessoas sentem, mas, como elas interpretam e pensam sobre a situação vivenciada.
Esta abordagem propõe uma atuação breve, diretiva, propondo que o pensamento distorcido ou disfuncional (que influencia o humor e o comportamento do paciente) possa ser trabalhado para alcançar a modificação no pensamento e produzir uma melhora no humor e nas ações comportamentais. A melhora duradoura resulta na modificação das crenças internalizadas do paciente.
A terapia cognitiva foi identificada em sua eficácia no tratamento dos transtornos depressivos, de ansiedade, pânico, alimentar, obsessivo-compulsivo, de personalidade e de estresse pós-traumático; fobia social, abuso de substância, problemas de casais, dor crônica, Hipocondrias e esquizofrenia.
A terapia cognitiva tem o seu papel de atuação em tratamento individual, e também é utilizada para terapia de grupo, terapia de casal e terapia familiar.
A terapia cognitiva volta-se ao tratamento de formulações cognitivas, de um transtorno específico, desta forma o terapeuta busca em uma variedade de formas, produzir a mudança cognitiva, do pensamento e no sistema de crenças do paciente, visando promover mudança emocional e comportamento duradouro.
Referências Bibliográficas:
Aaron T. Beck, Denise Davis e Arthur Freeman/ Livro: Terapia Cognitiva dos Transtornos da Personalidade/ ISBN – 9788582714119/ Edição ou reimpressão: 03-2017/ Idioma: português – 440 páginas.
Beck, Judith S. / Livro: Terapia cognitiva- comportamental: teoria e prática [recurso eletrônico] / Judith S. Beck, tradução: Sandra Mallamann da Rosa, revisão técnica: Paulo Knapp, Elisabeth Meyer. – 2. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2014. / e- PUB – Editado também como livro impresso em 2013. / ISBN: 978.85-8271-129-3.
Forte abraço!
Visite minha página ou entre em contato conosco!
Este artigo foi esclarecedor?
Compartilhe-o com seus amigos.
Postado por Psicóloga Simone da Silveira Gomes Cardia CRP 06/133687