Erro

LGBTQIAPN+ Para além de uma sigla, pessoas!

Postado por Fernanda de Souza Alves em 22/12/2023 00:15


L G B T Q I A P N +

Para além de uma sigla, pessoas!

Sim! É importante destacar que por trás de uma sigla existem pessoas, e cada uma dessas pessoas carregam consigo histórias. 

Histórias essas que, na maioria das vezes, tristes e carregadas de violência psicológica, violência física, preconceito, bullying no período escolar e além de tudo isso, a intolerância por parte principalmente da família. Todas as questões mencionadas provocam inúmeras consequências na vida do indivíduo, causando danos psicológicos e violação de direitos em alguns casos. Enquanto  profissional de psicologia, temos o dever de com responsabilidade ética e social buscar recursos diversos que a teoria e métodos de trabalho nos proporcionam para que de modo assertivo possamos contribuir de forma eficaz no processo terapêutico dessas pessoas.

É importante ressaltar ainda que por trás de cada letra pertencente a tal sigla, existem diferentes lutas e desafios, quando falamos de transfobia por exemplo, temos que compreender que se refere exclusivamente pra homens ou mulheres trans ou travestis, já lesbofobia, se refere a mulheres lésbicas, que por sinal podem ser mulheres cis ou mulheres trans se relacionando.

O fato é, que temos o dever de compreender questões como essas para ter o conhecimento de violação de direitos e crimes praticados contra essas pessoas. Afinal de contas, você que nesse exato momento está lendo esse artigo pode pertencer a alguma das letras dessa sigla ou ser pai, mãe, irmão ou amigo de alguém, que pode estar precisando de ajuda. Dar o primeiro passo pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Cuidar da saúde mental simboliza um ato de coragem, a buscar por recursos como enfrentando para superar traumas é ainda algo que não é tão acessível para todos, nem todos os dispositivos de saúde estão preparados para acolher e atender essas pessoas.

Vamos acolher essa causa com mais amor e empatia?

Ah, vale ressaltar que todo topo de discriminação é crime! 

Fernanda de Souza Alves

CRP 05/71308

Especialista em Psicologia Hospitalar 

Psicóloga clínica e defensora dos direitos humanos da população L G B T Q I A P N + 

Barra Mansa - RJ

 

Para mais informações:

Instagram: @fernandasouzatodapsi

Whatsapp (24) 98149-4183






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!