Erro

F.o.M.O - Fear of Missing Out. Você tem vivido sua vida no aqui e agora?

Postado por Giovana Bruno da Silva em 15/07/2021 11:57


  • Olhar a timeline do facebook, instragam, twitter ou outras redes sociais constantemente
  • Desejo constante de estar por dentro das novidades e atualizações de seus amigos
  • Seguir tendências mesmo que contra seu desejo real (questionar sobre seu relacionamento pois todos seus amigos ficaram solteiros)
  • Sair para uma festa já pensando nas fotos que vai postar,
  •  Querer sempre estar conectado ao outro com a dúvida de estarem ou não tendo diversão sem você,

Essas são algumas das principais características desta síndrome, e quando alguma dessas atitudes não é colocada em prática é sentida uma ansiedade, e em alguns casos até angústia e sentimentos de menos valia.

 

O que é?

O F.o.M.O – Fear of Missing Out é uma expressão em inglês que significa “medo de estar por fora”, o medo da perda de sua conectividade com o outro. Já é fato que conforme há o crescimento das mídias e redes sociais mais tendencioso o ser humano esta à durante o seu uso desenvolver sintomas de ansiedade, autoestima prejudicada por comparação ao outro,sintomas de depressão, etc. Esta síndrome decorrente deste uso constante de redes sociais, a síndrome já existia antes mas conforme mais acesso ao dia a dia dos outros fomos tendo e mais comparações foram sendo feitas, maior proporção e intensidade a síndrome foi ganhando, principalmente na fase da adolescência e início da vida adulta (fases em que estamos nos desenvolvendo e autoafirmando)

Como identificar?

É muito provável que você já tenha visto alguém que sempre esta por dentro de todos os lançamentos, não consegue ficar fora do celular mesmo cercado de pessoas, comparece a eventos e festa apenas para não perder a oportunidade, mesmo que não fosse a real vontade. Isso nos remete ao conceito de “a grama do vizinho é sempre mais verde”. O diagnóstico preciso só pode ser realizado por profissionais e especialistas na área, se você se identifica com esses sintomas e características é válida uma autorreflexão e a busca de um profissional.

Como é o tratamento?

A base para o desenvolvimento desta síndrome normalmente esta na insegurança do indivíduo, mas também no costume que nossa sociedade vem desenvolvendo com o passar do tempo em não apreciar e viver tanto o momento presente, estar mais pensando no amanhã do que olhando para o que nos cerca hoje. O tratamento consiste em maior reconhecimento e valorização do que cerca o indivíduo hoje, reconhecimento de resistências desenvolvidas em se perceber como protagonista da própria vida. Há aspectos enraizados que o desvalorizam, a ponto de não identificar suas conquistas mas apenas a do outro? Você tem tido a responsabilidade em conduzir sua vida em direção aos seus reais desejos e sonhos? E principalmente, tem dado espaço à eles? Qual papel as redes sociais tem tido na sua vida? Tudo isso é abordado em terapia, afim de desenvolver recursos internos recuperar sua autonomia e protagonismo em sua própria vida.

 

Para entrar em contato comigo clique aqui, ou me mande uma mensagem no Whatsapp (14) 98198-1217.  Fico à disposição para dúvidas, informações e agendamentos.

Giovana Bruno da Silva

Psicóloga Clínica - CRP 06/163924






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!