Erro

Fluidez e fixação na relação consigo e com o mundo

Postado por Carla Carolina Venancio dos Santos em 30/06/2022 18:12


Todo ser humano é um ser vivo, fluído e dinâmico, logo, tem potencial para se modificar ao longo da vida..
O contrário disso,  é a fixação..
Aquele estado no qual acontece fuga de novas experiências, medo de surpresas diante da realidade e permanência em situações e emoções que causam bloqueios.
.
É natural que ao longo da vida aconteçam situações traumáticas, tristes, frustrantes, que de certa forma nos paralisam.
Entretanto, esse mecanismo que paralisa e impossibilita de agir, é o mesmo que tem potencial de nos adoecer, gerando bloqueios que impedem que façamos contato com o mundo e com nós mesmos.
E se nós, seres humanos, temos potencial para fluir, para nos modificarmos. Devemos estar em constante busca para mudança, para sair de situações, mudar comportamentos e ideias que nos impedem de evoluir.
Dicas:
Viva o aqui e agora
Esteja aberto ao novo
Aproveite as oportunidades
Experimente coisas novas com frequência

 

Parte complementar (citação de artigo acadêmico)
A psicoterapia,  tem como pressuposto ser um momento de arte, técnica e ciência, a fim de garantir que o processo de mudança seja consistente e tenha continuidade (Ribeiro, 2007). Sob essa perspectiva, a clínica psicoterápica é uma arte construída a cada encontro e seus fundamentos estão associados a diversos fatores, tais como: a relação de ajuda, o encontro entre psicoterapeuta e cliente, provocando tessituras que vão do caos à sinfonia harmoniosa de uma existência awareness consigo e com o mundo.
Falando sobre os conceitos mencionados acima: 
A fluidez é caracterizada pelo movimento, por atitudes de busca do novo, deixando fluir novos comportamentos e novas figuras. A sensação diz respeito a sentir-se integralmente como se é e a saída da frieza emocional, no acolhimento a novos estímulos e a atenção está voltada para os sinais emitidos pelo corpo
A fixação acontece quando o organismo estabelece fronteiras rígidas ou abertas em demasia, impossibilitando a entrada de elementos nutritivos e permitindo adentrar elementos tóxicos, respectivamente, ou ainda, quando o organismo se fixa no passado e focaliza mais energia do que no presente.

Psicóloga Carolina Venancio: (84) 9 99905 7714 (Atendimento Psicológico Online para todo o país) e Presencial na cidade de Ilhéus.
Instagram: https://www.instagram.com/psi.carolinavenancio

???

#Psicologia #terapia #autoconhecimento #psicologiaterapia #fluidez #fixação #gestalt terapia






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!