Erro

Introspecção e a dificuldade de olhar para dentro.

Postado por Danilo Nogueira da Macena Pinto em 23/06/2022 09:51


Hoje, eu pretendo mudar um pouco o formato dos artigos que eu trago aqui, tenho sentido que não tenho conseguido obter a atenção que gostaria com esse espaço, então pretendo deixar o conteúdo para os vídeos, assim eu posso me focar em simplesmente explicar o tema ao invés de tentar encaixar outra coisa.
Dessa forma, ainda pretendo tentar trazer reflexões dentro desse espaço, porém não as farei da mesma forma como vinha trazendo.

Eu vejo com uma certa frequência que as pessoas possuem uma dificuldade quando colocam a cabeça no travesseiro, nesse momento sagrado de descanso, elas são tomadas da paz e da tranquilidade necessárias para adormecer e são jogadas em um turbilhão de ideias que as impede de dormir por horas a fio, esse processo escala de pouco em pouco e acaba se transformando em uma noite mal dormida porque você não consegue vencer a sua mente e começa a ficar ansioso com os compromissos que você tem que dependem dessa boa noite de sono.
Nosso cérebro é, na minha opinião, a parte mais interessante do corpo, porque o seu funcionamento é repleto de dilemas e curiosidades, como por exemplo, você sabia que o nosso cérebro nunca descansa? Ou melhor, você sabia que ele descansa de uma forma diferente do que imaginamos? Durante nosso sono, ou qualquer período, inconscientemente nosso cérebro trabalha no funcionamento do corpo, das nossas funções e resolvendo nossos pensamentos, podendo até mesmo gerar respostas para as nossas maiores perguntas.
Mas a pergunta real que eu devo te fazer é, você sabe ouvir o que ele tem a dizer? Todas as respostas que dizem respeito a você se encontram em grande parte, dentro de si mesmo. Nós psicólogos nos especializamos em te ajudar a tentar encontra-las, fazemos um papel de guia e te levamos nos lugares em que você precisa olhar novamente. Esse processo não é fácil, envolve um desgaste emocional porque é muito difícil confrontar certos sentimentos, certas dúvidas ou aquelas sensações de desconforto físico quando tentamos fazer essas viagens por dentro de nós mesmos.
Minha recomendação é que dediquemos um tempo para nós mesmos, um processo de meditação por uns 10/15 minutos do seu dia para experimentar. Sentar em um lugar silencioso, fechar os olhos, relaxar e se concentrar somente em sua respiração e deixar sua mente vagar para onde ela quiser te levar. Ao longo do dia, em pequenos momentos, pense sobre o que ela te contou, lide aos poucos, no seu tempo. Faça isso diariamente e me conte o que trouxe pra sua vida.
Acredito que suas dificuldade para dormir diminuirão, sua qualidade de vida aumentará e talvez uma leve sensação de controle sobre as coisas ao seu redor comece a desabrochar, a Introspecção é fundamental no processo de conhecer a si mesmo, tanto suas forças, quanto fraquezas. Estar a par das duas coisas é primordial para que se entenda suas capacidades e limitações, para que consiga traçar caminhos e projetos que caibam dentro de suas capacidades e acima de tudo te permitam escolher o caminho que você pode percorrer. É um pouco utópico pensar que todos os seus problemas irão se resolver apenas olhando para dentro, mas definitivamente esse deve ser o seu primeiro passo, eu garanto que alguma resposta você vai encontrar se simplesmente parar para ouvir a si mesmo.

 

Psicólogo Danilo Nogueira: (65) 9 9975-6660 (Atendimento Psicológico Online para todo o País) ou agende diretamente pelo link para atendimento através da central de psicologia: https://centralpsicologia.com.br/psicologos/danilo-nogueira

Instagram: https://www.instagram.com/psicologodanilonogueira/