Erro

Felicidade é equilíbrio em movimento!

Postado por Marcela M Faraco de Lima em 04/04/2018 18:13


Felicidade, segundo o dicionário, significa contentamento; bem-estar. O filósofo Mario Sergio Cortella, complementa, dizendo que a felicidade é uma ocorrência eventual, já que a vida é carregada por momentos de turbulência. Para o Relatório Mundial da Felicidade, os Países felizes são aqueles que têm um equilíbrio saudável entre a prosperidade e o capital social. Em 2017, o Brasil ocupou a 22ª posição do ranking das nações mais felizes, caindo em relação a 2016. Mas, mesmo diante do desequilíbrio e desigualdade do país, as pessoas ainda buscam pela felicidade, compreendendo a necessidade de sair da estagnação e se posicionar rumo às mudanças.

 

Iniciado em 1987, o Movimento da Luta antimanicomial, é um exemplo de uma dessas mudanças, que ainda se esforça muito para assegurar o direito das pessoas com sofrimento mental a viver em sociedade, e não em isolamentos, além do direto a receber cuidado e tratamento enquanto vivem em sociedade. Contando com uma participação ativa de todos envolvidos, sejam os usuários dos serviços de saúde, os familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.

 

Outro exemplo de posicionamento em lutas por mudanças é o aumento do interesse e utilização pela Psicoterapia, inclusive através de plataformas online. Neste caso, a Psicologia que no inicio causou receio, pelo fato de ser vista apenas como uma ciência disposta a auxiliar os então chamados “loucos”, passa a ter um papel mais amplo na sociedade, e ser vista atualmente como uma ciência, aplicada a todas as pessoas em diversas áreas sociais, sejam, crianças, jovens ou idosos, que cada vez mais, sofrem com inúmeras doenças da alma, dificuldades de relacionamentos, entre outras questões, e apesar dos momentos difíceis, buscam ajuda para superar preconceitos, e ter felicidade e equilíbrio, ao mesmo tempo em que se mantém em movimento.

 

 

Texto escrito pela psicóloga Marcela Faraco de Lima

Fontes:

https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cai-cinco-posicoes-no-ranking-mundial-da-felicidade-fica-em-22-21085729

https://exame.abril.com.br/carreira/felicidade-carreira-e-maratona/

http://www.assdevoltaparacasa.org.br/page9.htm






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!