Postado por Laura da Costa Ferreira em 02/04/2018 20:53
Por que sinto medo?
O medo é um sentimento universal, que todos sentem, e que serve para proteção e perpetuação da espécie. Sua abrangência vai desde a decisão de lutar ou fugir até o estresse e a ansiedade, que leva ao esgotamento físico e mental.
O medo é uma reação automática do corpo, e sempre fez parte da vida das pessoas. É uma forma de defesa, pois o medo também nos protege. Imagine-se atravessando uma rua, por exemplo. É o medo que faz com que você olhe para os dois lados antes de atravessá-la. Caso não faça isso, há o risco de ser atropelado. Por isso, o medo é fundamental para a nossa sobrevivência. Porém, há casos em que o medo é tão grande, que paralisa. Nesse momento, é preciso ficar atento para saber o que está ocorrendo, pois o medo deixa de ser um aliado e passa a trazer prejuízos.
Existem situações em que a reação ao medo perde sua função protetora e ganha força e status de uma situação definitivamente ameaçadora. Nesses casos, é necessário procurar ajuda especializada.
Em casos de ansiedade é difícil identificar qual é o motivo causador do medo, ou seja, não sabemos porque nos sentimos tão ansiosos. Sem ajuda profissional, torna-se ainda mais difícil saber qual é a razão de tanta ansiedade.
O Psicólogo é o profissional que pode ajudar no alívio da ansiedade, através das sessões de psicoterapia.
Texto escrito pela Psicóloga Laura Ferreira
https://centralpsicologia.com.br/psicologos/laura-ferreira