COMO VOCÊ INTERPRETA OS SINTOMAS DA ANSIEDADE NO SEU CORPO?

Postado por Elizama Silva Dias de Oliveira em 13/03/2021 15:27

Para além do desconforto dos sintomas, um grande problema é a INTERPRETAÇÃO que a pessoa faz deles.

Muitas pessoas observam as reações físicas da ansiedade e pensam:

"Se tou sentindo tudo isso, devo ter uma doença grave"

"Se tou sentindo tudo isso, vou passar mal"

"Se tou sentindo isso agora, vou passar o resto da minha vida assim"

"Eu sou assim mesmo, sou ansiosa"

"Já que estou com todos esses sintomas, vou ficar louca"

"Acho que vou morrer"

Perceba que além dos pensamentos que geraram ansiedade e provocaram os primeiros sintomas, surgiram OUTROS PENSAMENTOS sobre as reações físicas: prevendo o futuro de forma negativa, pensando os piores desfechos e a sua incapacidade para lidar, pensando que os sintomas definem quem elas são e que são determinantes para sua história... Ou seja, um ciclo sem fim...onde a ansiedade fica cada vez mais forte.

Diante da percepção de sintomas da ansiedade e da avalanche de pensamentos extremos sobre o que irá acontecer.

- Utilize a respiração diafragmática regularmente para se conectar com o presente. Observe sua respiração, sem julgamento.

- Perceba os seus sintomas somente como uma SINAL de ALERTA de que você está ansioso e se preocupando excessivamente com o futuro.

- Não entre em guerra com a ANSIEDADE e com seus sintomas. Apesar de ser uma das primeiras estratégias usadas, ela só coloca a ansiedade num lugar de posse sobre sua vida.

- Observe com curiosidade seu contexto e pensamentos para entender de onde surgiu a ansiedade.

- Busque estratégias para lidar com os estressores externos e questione o quanto os pensamentos que lhe surgiram são baseados na realidade ou somente no medo.

Muitas vezes é difícil ter essa visão crítica sobre seus pensamentos sem uma intervenção psicológica antes, pois você pode ter a tendência de acreditar 100% no que surge na sua mente.

A terapia cognitivo-comportamental irá capacitar você a ser seu PRÓPRIO TERAPEUTA e portanto, você saberá lidar com a ansiedade quando ela surgir, em maior ou menor grau.

Você aí tem maximizado o valor dos sintomas da ansiedade na sua vida?