Erro

Como saber se preciso de terapia?

Postado por Beatriz Lisboa Cavalcante em 23/09/2024 15:59


Introdução

Será que todo mundo precisa de terapia? Como saber se preciso? Essas são dúvidas muito comuns que as pessoas têm, afinal, muitas vezes, acreditamos que só devemos buscar ajuda psicológica se estivermos passando por uma crise emocional ou após um trauma que afete nosso sono, rotina, alimentação e trabalho, por exemplo.

No entanto, existem vários fatores que podem levar uma pessoa a precisar de acompanhamento psicológico, tudo vai depender do seu contexto e da sua história de vida. Assim como devemos cuidar do nosso corpo, cuidar da mente é muito importante para termos uma vida mais equilibrada e saudável.

Ao longo desse texto eu vou te falar quais são os casos em que se deve buscar ajuda. Boa leitura!

  1. Dificuldade em lidar com as emoções

O dia a dia pode trazer situações difíceis, mudanças, perdas, e aprender a lidar com esses aspectos faz parte natural do crescimento pessoal, mas que, para algumas pessoas, pode ser mais difícil.

Então, se você tem sentido dificuldade em controlar suas emoções, como raiva, tristeza, ansiedade ou medo, e percebeu que esses sentimentos estão interferindo no seu dia a dia, é um bom momento para buscar um psicólogo.

      2. Sentimentos persistentes de tristeza ou desesperança

Sentir alegria, raiva, medo, tristeza é normal, são emoções naturais do ser humano. Porém quando esses sentimentos se prolongam por semanas ou meses eles podem começar a interferir na sua vida.

     3. Ansiedade e preocupação excessiva

Que atire a primeira pedra quem nunca na vida se sentiu ansioso ou ficou preocupado. Certamente você já deve ter passado por alguma situação que te deixou ansioso ou preocupado, mas que depois de uma semana, depois que a situação se resolveu você voltou a  ficar tranquilo.

O problema está quando esses sintomas persistem por semanas e meses afetando toda a sua vida pessoal e profissional.

     4. Doficuldades no relacionamento

Assim como nos tópicos 2 e 3, em determinados momentos da vida podemos passar por dificuldades nos relacionamentos, ou seja, enfrentar conflitos no convívio com a família, amigos ou parceiro.

Entretanto, quando esses conflitos se tornam frequentes, você sente que não consegue se comunicar ou resolver esses problemas de forma saudável, chegando ao ponto de você sentir que está afetando o seu humor, sua rotina, trabalho, sono ou até mesmo alimentação, a terapia pode ajudar a entender a dinâmica dessas relações e a encontrar soluções.

     5. Questões relacionadas à autoestima

Ainda é muito comum as pessoas associarem autoestima à se achar bonito, autoimagem. Mas, ter autoestima vai muito além disso, está relacionada quando uma pessoa se autocritica de forma exagerada ou tem a sensação de não ser bom o suficiente como, por exemplo, no trabalho, como mãe ou amigo.

Todos esses tópicos podem ser trabalhados em terapia, ajudando você a desenvolver uma autoestima mais saudável.

Conclusão

Essas são algumas das situações cotidianas que podem levar uma pessoa a precisar de ajuda psicológica, mas saiba que traumas, mudanças no humor, comportamento ou até mesmo a pessoa querer se conhecer melhor, podem ser casos que a psicoterapia pode auxiliar.

Saiba que procurar ajuda psicológica não é um sinal de fraqueza, mas sim um ato de coragem e um passo muito importante em direção ao cuidado com a sua saúde mental.


Caso você tenha se identificado com algum dos tópicos que foram mencionados ou sente que algo não está bem, não hesite em procurar ajuda. A terapia é um espaço de acolhimento, sigilo e autoconhecimento, onde você vai aprender a lidar da melhor forma possível com suas emoções e a encontrar novas maneiras de enfrentar os desafios que aparecem no seu dia a dia.

 

Se você estiver precisando de ajuda, estou aqui!

WhatsApp (66) 99918-4783

Beatriz Lisboa Cavalcante

CRP - 18/8726

Créditos da imagem: Freepik






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!