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CINEMATERAPIA COMO PSICOEDUCAÇÃO NA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL: O USO DA FICÇÃO NA TERAPIA COM ADOLESCENTES.

Postado por Grazieli Farias do Nascimento em 03/01/2024 13:27


A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica eficaz que busca promover a mudança de padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos inadequados. Dentro dessa perspectiva, a psicoeducação desempenha um papel crucial, capacitando os pacientes a se tornarem seus próprios terapeutas. Neste contexto, surge a Cinematerapia, uma ferramenta psicoterápica que utiliza filmes como meio terapêutico, proporcionando uma ponte entre o fictício e o real.

A adolescência, período marcado por mudanças físicas, cognitivas e psicossociais, é uma fase desafiadora. A construção da identidade, associada a pressões sociais e mudanças físicas, pode gerar ansiedade e incertezas. Esses fatores podem desencadear transtornos psicológicos, destacando a importância de abordagens terapêuticas adaptadas a essa fase.

A Cinematerapia, oriunda da década de 1950, revelou-se uma ferramenta valiosa na TCC, especialmente ao tratar jovens adolescentes. Ao integrar filmes comerciais acessíveis, essa técnica não só facilita a compreensão de conceitos psicológicos, mas também promove uma identificação pessoal entre o paciente e a trama apresentada.

Psicoeducação através da Cinematerapia:

A fusão entre psicoeducação e Cinematerapia na TCC cria uma abordagem dinâmica e cativante. Ao utilizar filmes, é possível ilustrar conceitos terapêuticos de maneira visual, promovendo uma compreensão mais profunda. A simplicidade dessa prática é bem recebida pelos pacientes, facilitando a comunicação e interação terapêutica.

Benefícios da Cinematerapia com Adolescentes:

A Cinematerapia destaca-se pela sua alta aderência entre os adolescentes. A familiaridade com o consumo visual de filmes e séries torna essa técnica acessível e atraente. Além disso, o uso dessa prática facilita a construção de uma relação terapêutica sólida, aproveitando o gosto predominante desse público por entretenimento audiovisual.

Ao considerar o atendimento a adolescentes, compreender as particularidades dessa fase é crucial. A Cinematerapia, integrada à psicoeducação na TCC, emerge como uma ferramenta valiosa. Seus benefícios vão além da compreensão de temas difíceis, evidenciando um caminho promissor para a abordagem de questões como ideação suicida e luto intenso.

Para estudantes e psicólogos da TCC que desejam trabalhar com adolescentes, a compreensão e aplicação da Cinematerapia são essenciais. Ao incorporar o universo cinematográfico na terapia, torna-se possível não apenas fortalecer a adesão ao tratamento, mas também estabelecer uma colaboração empírica eficaz. A Cinematerapia revela-se assim uma ponte envolvente entre o mundo do adolescente e o processo terapêutico, promovendo uma abordagem inovadora e efetiva na busca pelo bem-estar psicológico.

 

Grazieli Nascimento 

CRP 12/24167

grazinascimento.psi@gmail.com






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