Erro

A sexualidade vista a partir da Psicanálise

Postado por Livia Barbosa Alves em 09/06/2022 12:20


Na sexualidade adulta o indivíduo caminha ao encontro do outro – a escolha de objeto com o propósito de constituir uma relação amorosa, podendo ou não ter como objetivo a procriação. No percurso da psicossexualidade, a libido se inicia no autoerotismo, passando pelo narcisismo e depois, desloca-se a partir de processos identificatórios, com um objeto exterior idêntico – escolha de objeto homossexual, ou com predominância de objeto heterossexual (SANTOS, 2000, p. 26). 

Desde os primórdios, no senso comum, a sexualidade é vista sempre como algo relacionado aos genitais, assim como a vida sexual é tida somente como a relação sexual. Freud dá ao termo um significado bem mais amplo, situando sexualidade como além da reprodução e do ato sexual. 

O conceito e a ideia de sexualidade das obras freudianas existem desde a década de 1890, e consolidou-se a partir da noção de pulsão presente nos “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (1905), por meio dos conceitos de zona erógena, pulsão parcial, libido e perverso-polimorfo. Nesta época, a sexualidade começava a se afastar do objetivo da procriação como era no modelo cristão cultural, e passou a ser relacionada a algo transgressor, podendo ser entendida como perversa, e passando a ser porta de entrada para a compreensão e estudo da vida psíquica. Freud começou a desenvolver sua teoria da sexualidade infantil durante tratamentos clínicos em seu consultório, ou seja, sua teoria se consolidou após a prática da clínica, o que o diferenciou de muitos outros autores. O adulto foi o ponto de partida para tais estudos, através da busca para o tratamento da histeria, entretanto, a história infantil fez parte desta busca e ao citar os termos sexualidade e infantil, o autor chocou a sociedade de sua época que acreditava que a criança não possuía desejos, conflitos e afetos, e por isso, existia grande dificuldade na aceitação de que a criança é um ser sexuado (FREUD, 1901-05/2006).

Sexo é entendido a partir da ordem biológica, da ideia de gênero feminino e masculino. A sexualidade vai além dos órgãos genitais, é uma característica que está presente na cultura e na história dos seres humanos e conforme a evolução em seus estudos, os conceitos foram reformulados.

Segundo Zornig (2008, p.73), a noção de sexualidade em Freud defende a ideia de que a sexualidade humana não é instintiva, pois o homem busca o prazer e a satisfação através de diversas modalidades, baseadas em sua história individual e ultrapassando as necessidades fisiológicas.

Instagram: @livvialves

Fontes: FREUD, S. A organização genital infantil: uma interpolação na teoria da sexualidade [1923]. In:___. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. Trad. de Jayme Salomão. Rio de Janeiro. Imago, v. XIX, 1972.






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!