Postado por Jéssica Aparecida Fidelis Trevizani em 09/06/2022 15:16
Quem nunca ficou apreensivo por ter algum compromisso importante no dia seguinte e nem conseguiu dormir direito? Quem nunca sentiu um pensamento insistente e incômodo às vésperas de algum acontecimento importante e difícil? Quem nunca teve uma noite mal dormida depois de ter sofrido um trauma? O sentimento básico em todas essas situações é a ansiedade.
É normal também sentir alguma ansiedade frente a situações difíceis ou uma expectativa negativa, como antes de uma prova importante ou do resultado de um exame médico, por exemplo. A ansiedade é um sentimento que cada um só sabe o que é porque também é capaz de senti-lo. Ela é uma característica biológica tanto do ser humano quanto de outros animais, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, aceleração dos batimentos cardíacos, medo intenso e indefinido, aperto no tórax, transpiração e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso autônomo. No entanto, sua abrangência é muito maior que isso. Cada vez mais, esses sintomas estão tomando conta da vida das pessoas, ao destes sentimento ser considerado por muitos o "o mal do século".
A sua ansiedade é considerada normal quando tem uma causa aparente, dura pouco tempo e não exige um esforço intenso para que você seja capaz de controlá-la e superá-la. Em contrapartida, quando ela se repete constantemente e é gerada por um turbilhão de pensamentos intrusivos e negativos (chamamos isto de catastrofização), o seu corpo entende que você deve ficar em estado de alerta para se proteger daquilo que está por vir.
Todo esse estresse gerado pelo excesso de ansiedade gera uma série de manifestações físicas. Note que sempre que você tem uma ansiedade muito forte é comum ter suor excessivo, tremores, palpitações, sensação de falta de ar, batimentos do coração acelerados, euforia e irritabilidade.
Chamamos estes episódios de CRISES DE ANSIEDADE, ou seja, acontece quando a sua ansiedade se manifesta de forma intensa e repentina. Um quadro de ansiedade patológica traz prejuízos a longo prazo, como o estabelecimento de doenças psicossomáticas, aquelas que são geradas por problemas psicológicos não resolvidos.
Você se identificou com algumas das informações que eu te fale, e quer saber mais sobre o atendimento psicológico.
Vamos marcar uma consulta para avaliar o que você está sentindo.
Psicóloga Jéssica
Contato (15) 99747-0657
Referencia:
CASTILLO, Ana Regina GL. Transtornos de ansiedade.