Erro

A relação familiar e o isolamento (Covid-19)

Postado por Samanta Perez Santos em 12/05/2020 08:35


Em tempos de isolamento é possível que surjam conflitos no âmbito familiar por vários motivos. Além dos motivos em comum decorrentes da realidade que estamos vivenciando, existem os motivos singulares de cada família.

O próprio isolamento em si já se torna um dos motivos, além da ansiedade que está sendo despertada a cada dia devido aos acontecimentos e como interpretamos eles.

O sentimento de medo das outras pessoas e os nossos próprios medos, também são motivos que podem interferir e causar conflitos familiares.

Além de tudo isso, as tarefas que nos propiciava o sustento financeiro ou mesmo nos motivava e nos dava algum prazer, precisaram de uma pausa...são muitos motivos não é mesmo? Como gerenciar tudo isso?

Ainda lidar com aqueles possíveis "defeitos" dos outros de casa pode tornar um grande desafio nesse cenário que nos cerca.

Mas o que podemos fazer hoje para minimizar um pouco os conflitos e preveni-los?

Olhar para dentro de si mesmo e observar como ocorre a dinâmica do relacionamento entre você e seu familiar é um caminho interessante. Faça as perguntas para si mesmo: O que o outro reclama de você?  É possível fazer ajustes nesses comportamentos? Você consegue amenizar ou agir de outra forma que não interfira no outro?

A mudança pode começar por você. Sei o quanto existem comportamentos mais graves dentro das relações familiares e alguns que dificilmente serão tão cedo melhorados...mas diante desse cenário, poucas atitudes que podem ser mudadas podem evitar conflitos e um pouco mais de aceitação entre os membros.

Não acredite que você é perfeito, sempre há o que você melhorar. Tente olhar pela lente do outro e talvez refletir o quanto você pode estar sendo ausente, ou ocupando muito o espaço do outro na relação, ou agressivo nas palavras, ou negligente...Pense nisso! 

Mande comentários e dúvidas! 

Que possamos juntos melhorar o que for possível! 

 

Abraços! 

Para maiores informações ficamos à disposição para dúvidas ou esclarecimentos.
Entre em contato conosco!
Esse texto pode ajudar alguém?
Compartilhe-o com seus amigos.

Postado por Psicóloga Samanta Perez Santos CRP 06/157974






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!