Muitas pessoas sofrem com a ANSIEDADE EXCESSIVA, mas você sabia que a ansiedade é uma EMOÇÃO NORMAL e NECESSÁRIA ao ser humano??
Ela nos ajuda a lidar com as situações difíceis, desafiadoras ou perigosas. Ela nos desperta para os possíveis riscos, assim como nos direciona ao planejamento de atividades futuras. Ela nos protege de nos expormos em situações que no passado foram conflituosas, prejudiciais ou negativas para nós.
A ansiedade é COMUM quando nos sentimos preocupados, ansiosos, nervosos ou estressados diante de um evento real (positivo ou negativo) que está prestes a acontecer, por exemplo: ir a algum lugar novo ou fazer alguma coisa diferente; ter uma discussão com uma pessoa que você ama; apresentar-se em uma competição esportiva ou musical, cumprir prazos do trabalho, realizar um exame difícil, etc.
Quando ficamos ansiosos, nosso corpo se prepara fisiologicamente para lidarmos com a situação (SEJA REAL OU IMAGINÁRIA) reação frequentemente chamada de “LUTA ou FUGA”. Quando o corpo se prepara, podemos observar uma série de alterações físicas como: respiração curta; sensação de falta de ar; aperto no peito; vertigem ou tontura; palpitações; dor muscular; vontade de ir ao banheiro; tremor; sudorese; boca seca; dificuldade para engolir; visão borrada; “frio na barriga” ou enjoo, etc.
TODAVIA, depois que passa o evento desagradável, nosso corpo retorna ao normal e geralmente acabamos nos sentindo melhor.
MAS, em outras circunstâncias, quando a ANSIEDADE aparece de forma muito intensa ou com muita frequência e implica em prejuízos para a pessoa, É PRECISO SE ATENTAR!!!
A ANSIEDADE torna-se PATOLÓGICA quando ela assume o controle da sua vida, quando ela te paralisa diante de situações, quando traz PREJUÍZOS em diversas áreas da sua vida, como escola, trabalho, relações familiares, vida social, etc.
-
Geralmente, em casos de ansiedade patológica, pode não existir um evento ou situação real que gera a ansiedade, MAS pode ter relação com a FORMA COMO PENSAMOS sobre as coisas.
Pensamento negativos como: “as coisas vão dar errado”; “não terei sucesso”, “não vou conseguir lidar com as dificuldades”, “vou fracassar novamente”, “sou incapaz”, “eu não consigo”, "o que eles vão pensar de mim"...
Em consequência desses PENSAMENTOS NEGATIVOS, sua emoção torna-se negativa e seu comportamento irá refletir essa ansiedade, seja fisiologicamente, como também EVITANDO situações temidas ou difíceis.
O PROBLEMA disso é que quanto mais interrompemos ou evitamos as coisas, MAIS DIFÍCIL FICA O ENFRENTAMENTO DOS MEDOS e superar as preocupações. E, ENTÃO, a ANSIEDADE domina você! (Ps. farei um texto especificamente sobre isso)
MAS, você já ouviu falar do TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG) ??
Consiste num quadro de ansiedade persistente (excessiva/ intensa), na qual a pessoa encontra-se num estado emocional durador de PREOCUPAÇÃO CONSTANTE e APREENSÃO, na maioria dos dias (por pelo menos 6 meses) e diante de várias situações da vida, por exemplo:
- preocupação excessiva com seu desempenho;
- preocupação com o que os outros vão pensar;
- preocupação com a possibilidade de não conseguir fazer as coisas em tempo;
- preocupação excessiva com sua vida pessoal, social e profissional...
- prejuízos decorrente da ansiedade na qualidade de vida e nos afazeres;
- dificuldades em evitar pensamentos disfuncionais
- preocupação com intensidade e frequência desproporcional ao evento ou situação que vai acontecer ou da suposição de tal circunstância acontecer ser verdadeiramente real;
- esquecimentos diante de diálogos e ações;
A pessoa com a TAG apresenta padrões de COMPORTAMENTOS INADEQUADOS e PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS como:
-
ficar inquieta;
-
facilmente irritável;
-
dificuldades em controlar sua ansiedade;
-
pensamentos focados em situações negativas e catastróficas;
-
pensamentos constantes para solucionar ou impedir problemas irreais;
-
pensamentos de que ansiedade que ela tem é um traço da personalidade e indispensável à sua sobrevivência, não se dando conta do excesso e prejuízos.
-
pensamentos constantes de insegurança “e se acontecer isso? E se acontecer aquilo??
Ainda, a TAG provoca SINTOMAS FÍSICOS nas pessoas com ansiedade excessiva e é, geralmente, nesse momento que a pessoa procura ajuda profissional, mas inicialmente procuram médicos gerais, cardiologistas, médicos do sono, urologistas, etc.
* Insônia;
* tensão muscular;
* problemas gastrointestinais (gastrite, asia...)
* dores de cabeça constante (ou enxaqueca)
* dores no corpo
* constante fadiga
A Terapia Cogntivo-Comportamental considera a TAG como uma INTOLERÂNCIA À INCERTEZA a qual provoca INTERPRETAÇÕES DAS SITUAÇÕES DE MANEIRA DISTORCIDA E DISFUNCIONAL.
Ou seja, diante de situações simples ou não-ameaçadoras a pessoa com TAG transforma a situação em AMEAÇADORA E PERIGOSA.
DESSA FORMA, a incerteza leva a pessoa a AVALIAR cada consequência possível e até mesmo consequências IMPROVÁVEIS de situações do seu dia-a-dia gerando ALTO NÍVEL DE ANSIEDADE E PREOCUPAÇÃO →→→PROVOCANDO ADOECIMENTO, EXAUSTÃO E EVITAÇÃO DE SITUAÇÕES DIÁRIAS.
POR ISSO, se você percebe que se encontra diante de uma ANSIEDADE EXCESSIVA que prejudica seu desempenho pessoal, social e profissional ???? procure um psicólogo e psiquiatra para te ajudar a garantir sua SAÚDE MENTAL.
Clique AQUI para me enviar uma mensagem ou AQUI para agendar um atendimento comigo.
Para saber mais: https://www.elizamaoliveira.com.br
https://linktr.ee/zamaoliveirapsi
Um grande abraço!
Elizama Oliveira