Postado por Grazieli Farias do Nascimento em 03/11/2024 13:49
A vida universitária, muitas vezes idealizada como um período de descobertas e crescimento, pode também ser marcada por uma intensa sobrecarga emocional. Estudantes de diversas instituições relatam níveis elevados de estresse e ansiedade, resultantes de uma combinação de pressões acadêmicas, sociais e pessoais. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) oferece uma abordagem eficaz para entender e mitigar esses desafios.
A pressão por desempenho acadêmico é uma das principais fontes de estresse. Estudantes frequentemente se deparam com pensamentos automáticos negativos, como “Nunca vou conseguir dar conta de tudo”, que amplificam a ansiedade. Além disso, conflitos interpessoais com colegas e professores podem gerar crenças disfuncionais, afetando a autoestima e o bem-estar emocional.
“Os estudantes muitas vezes se sentem sobrecarregados pela quantidade de tarefas e prazos”, explica a psicóloga Maria Silva, especialista em TCC. “Esses pensamentos negativos podem se tornar um ciclo vicioso, aumentando ainda mais o estresse.”
A sobrecarga emocional pode ter sérias consequências para a saúde mental dos estudantes. Sintomas de ansiedade e depressão são comuns, e muitos relatam dificuldades de concentração e queda no desempenho acadêmico. “Um estudante que acredita que nunca será bom o suficiente pode começar a evitar atividades sociais e acadêmicas, agravando o isolamento e a tristeza”, observa Silva.
A TCC oferece várias estratégias para ajudar os estudantes a lidar com a sobrecarga emocional. Uma das principais técnicas é a reestruturação cognitiva, que envolve identificar e substituir pensamentos negativos por pensamentos mais realistas e positivos. Por exemplo, ao invés de pensar “Eu nunca vou conseguir”, o estudante pode aprender a pensar “Estou fazendo o meu melhor e isso é suficiente”.
Além disso, técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação, podem ajudar a reduzir a ansiedade. “Reservar alguns minutos do dia para exercícios de respiração pode fazer uma grande diferença”, sugere Silva.
Maria, uma estudante de engenharia, sentia-se sobrecarregada com os prazos e exames. Na TCC, ela aprendeu a identificar seus pensamentos automáticos negativos e a substituí-los por pensamentos mais equilibrados. Além disso, começou a praticar técnicas de relaxamento diariamente e a usar um cronograma para organizar suas tarefas, o que reduziu significativamente seu estresse e melhorou seu desempenho acadêmico.
A sobrecarga emocional no contexto universitário é um desafio significativo, mas pode ser gerenciada eficazmente com a aplicação de técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental. Identificar e reestruturar pensamentos negativos, praticar técnicas de relaxamento e desenvolver habilidades de gestão do tempo são estratégias essenciais para promover a saúde mental e o bem-estar dos estudantes.
A abordagem da TCC não apenas oferece ferramentas práticas para lidar com o estresse, mas também promove uma mudança de perspectiva que pode transformar a experiência universitária em um período de crescimento e resiliência.