Erro

Quando nossos monstros se tornam maiores

Postado por Fábio Teixeira de Sousa em 16/09/2020 14:24


Devemos sempre estar atentos aos nossos pensamentos, o que mudou em nossa rotina, principalmente quando envolve o desprazer incomum de coisas que antes eram prazerosas.
A depressão vem lotada de pensamentos disfuncionais, que envolvem baixa autoestima, visão distorcida de si mesmo, autocobrança em excesso, sentimento de inutilidade, fracasso, culpa excessiva. Agora imagine tudo isso dentro de alguém.
É importante ressaltar que internamente (a nível de cognição) estão acontecendo inúmeras coisas que não controlamos, ou seja, quem sofre desse transtorno não controla todo pensamento, toda ação, pois isso ocorre muitas vezes de forma automática. Temos uma resposta padrão para acontecimentos que nos causam sofrimento, é uma defesa que adquirimos com o tempo geralmente na nossa infância, e por vezes naquela época funcionava bem essa resposta, mas hoje não, por isso devemos buscar ajuda, não precisamos encarar o mundo sozinhos, somos seres coletivos, sociáveis.
A condição da depressão deve sempre ser levada a sério, pois pode acarretar danos severos em todos os contextos da vida.
Sei que é difícil não deixar que o monstro interno nos consuma, ainda mais sentindo tanta fraqueza, receio de sair da cama, ou até mesmo de arriscar em coisas novas, é o medo do fracasso constante que não nos deixa respirar de forma tranquila, o bom nunca é o bastante. Mas é importante falar que a depressão não é algo que acontece com os fracos, lembre-se sempre que ao acordar todos os dias é uma vitória, que a cada pulsar é uma batalha vencida, e que se você chegou até aqui, é por que de fato encarou e não importa a forma que conseguiu, lembre-se que foi forte o suficiente para chegar até aqui, se dê ao mérito de parabenizar-se, pois agora não precisa mais caminhar sozinha(o), existem outras formas funcionais de trazer o antigo prazer de volta a vida.
Tem como voltar a sorrir.

Procure ajuda sempre que sentir que a dor está maior do que seu peito pode carregar, ninguém precisa sofrer sozinho, mesmo que se sinta assim em seus dias, lembre-se: podemos sempre fazer coisas para melhorar, não estamos sozinhos nesse mundo!

Caso necessite de mais orientação é bem simples: Para marcar uma consulta comigo é só clicar aqui!

Fábio Teixeira de Sousa
CRP: 08/28316






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!