Erro

Precisamos falar um pouco sobre: Medo

Postado por Esau Diogenes Marques dos Santos em 16/04/2021 22:20


 

O medo pode ser entendido por qualquer situação de ameaça inesperada, ou seja, é um estado emocional que o indivíduo expressa em situações de perigo podendo ser tanto de ordem física quanto moral ou de qualquer outra natureza. Exemplo: perder noites de sono por pensamentos de um possível termino de relacionamento, ansiedade na véspera de uma apresentação de resultados no trabalho.

Existem alguns termos associado ao medo como, preocupação, angustia, aflição, apreensão, insegurança que acabam compartilhando a mesma sensação.

O medo pode aparecer tanto através de estímulos que provoque uma ansiedade e/ou por pensamentos relacionados a algo ruim, desconfortável seguindo ou não uma lógica e ainda por fatores culturais em que o individuo esteja inserido.

O medo pode ser positivo?

Sim, isso porque o medo está ligado ao nosso instinto de sobrevivência, se não sentíssemos medo, certamente não viveríamos muito nos colocando em diversas situações de perigo, como: pular do topo de um prédio, dirigir em alta velocidade em uma rua super movimentada, ficar frente a frente com animais ferozes, encarar pessoas armadas sem nenhuma proteção, enfim o medo funciona como uma trava que nos  ajuda a avaliar possíveis riscos e consequências.

O medo pode ser negativo?

Sim, quando o medo paralisa, afeta relações e muda a rotina do indivíduo gerando sofrimento tanto de natureza física, quanto emocional e social. E com ajuda de um profissional especializado pode ser identificado se o individuo não é portador de uma fobia.

Alguns tipos de medo:

  • Medo social;
  • Medo de palhaço;
  • Medo de tomar banho;
  • Medo de ser tocado;
  • Medo de ficar doente;
  • Medo de morrer;
  • Medo de falar em publico;
  • Medo de sangue.

Como lidar com seus medos

 O primeiro passo é aceitação até porque o medo é um sentimento que vai continuar existindo, além disso, ajuda no processo de entender e buscar como resolvê-los, outro ponto é manter sempre que possível, pensamento positivo e evite termos como “nunca vou conseguir”, “não sou bom” “não vai da certo” sem ter a clareza da situação.

 Busque pessoas de sua confiança para falar sobre seus medos, entender que não está sozinho e faça terapia que é uma forma eficiente de trabalhar e lidar com seus medos.

 

Esaú Diógenes Marques dos santos - psicólogo - CRP03/22725.

Instagram: @esaumarques.psi

 

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!