Erro

Pensando a solidão da mulher negra...

Postado por Mariane Aparecida Pereira em 23/01/2024 14:52


“SOBRE SER PRETO EM NOSSA SOCIEDADE”

Já dizia o rap de Racionais MC’s: “Filho, por você ser preto você tem que ser duas vezes melhor!” ...

A partir disso, fica a reflexão:

Você se auto julga e faz comparações desleais?

Não se sente pertencente, em razão do preconceito social?

Se sim, o primeiro passo é reconhecer o sofrimento vivenciado para que então consiga falar sobre e compreender o que lhe ocorre/ocorreu.

Em outro momento, reconhecer suas qualidades, desejos e momentos em que se sinta bem consigo mesmo, para que então haja a (re)construção da autoestima.

Ser duas vezes melhor, para quem?

Talvez ao longo desse processo, você perceba que não deve ser melhor para o outro, nem para a sociedade e sim para você mesmo.

É um processo de aceitação e compaixão interna.

Você tem compreendido os seus processos? Teve espaço para falar sobre suas vivências? Foi acolhido?

SOLIDÃO DA MULHER NEGRA

Outro dia em uma conversa com um amigo preto, ele questionou se solitude seria uma vantagem das pessoas brancas que podem escolher estar ou não sozinhas. Pois bem, isso me deixou pensativa...

A solidão da mulher negra é uma pauta que se levanta em muitos estudos e muito se vê ao nosso redor. Com quantas pretas você já transou e com quantas namorou, casou?

Até mesmo os militantes negros, quantos deles namoram negras? Quantos casais negros você conhece?

E você mulher negra, como vivencia a sua solidão?

Solidão é um processo de amor e dor, sendo ela escolhida ou não, é um período em que nos conectamos com nosso interior, podendo pensar as nossas escolhas, os nossos desejos, os nossos medos e vivências. Precisamos estar sozinhas para estarmos com alguém.

É doloroso, é libertador.

No entanto, as relações jamais serão perfeitas, mas reais. No sentido de que vamos nos frustrar com o modo de funcionar do outro, com os seus erros, as suas falhas...
Mas relacionamento é isso, aprender a conviver com as imperfeições dos outros, assim como eles deverão conviver com as nossas (isso é diferente de tolerar abuso ou qualquer tipo de violência).

Talvez o sentimento de solidão da mulher negra possa ser amenizado nas lutas e nas demais relações que se constrói, podendo ser na política, na religião, na família, na amizade, etc.

Importante pensar na relação entre os seus, já que os negros são solitários em termos de AMOR.

É preciso lutar pelo direito de ser diferente, é necessário que ocorra um resgate das suas pontencialidades e capacidades de enfrentamento, reconhecendo suas fraquezas, mas também suas forças.

Afinal, mimimi é a dor que não dói na gente...
...mas dói no outro!

Como vai a sua solidão? A sua relação? Qual a cor do amor?






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!