Erro

O que significa Behaviorismo ou Psicoterapia Analítico - Comportamental?

Postado por Daiane Cristina Daleaste em 19/05/2020 20:02


Se você não é Psicólogo ou estudante de Psicologia, provavelmente nunca ouviu falar em Behaviorismo ou Psicoterapia Analitico - Comportamental, que nada mais é do que uma das diversas abordagens da Psicologia. Aqui na Central Psicologia, temos excelentes profissionais das mais variadas abordagens da Psicologia, neste link  tem uma breve descricao das 10 principais encontradas aqui na Plataforma.

Uma abordagem é um referencial teórico e metodológico utilizado pelo Psicólogo para estudar e compreender o comportamento humano, geralmente, o profissional escolhe uma abordagem durante a graduação ou no início da carreira, essa escolha é feita de acordo com a afinidade teórica e metodológica. 

Dentre as abordagens, talvez a Análise do Comportamento seja a mais difícil de explicar pelo seu vocabulário próprio e termos difíceis de serem compreendidos por quem não é da área, como por exemplo, contingência, reforço, punição, estímulo discriminativo, ambiente, organismo.

A Psicoterapia Analitico-Comportamental tem como base teórica a Análise do comportamento (AC) e segue a filosofia do Behaviorismo Radical, desenvolvida por B. F. Skinner. Os primeiros estudos da área foram realizados com animais, ratos, coelhos e pombos, esses estudos integram a Análise Experimental do Comportamento, juntamente com pesquisas básicas sobre o comportamento de organismos vivos controladas em laboratório. 

Na AC, o comportamento é a interação entre o organismo e o ambiente, e o que isso quer dizer? É a relação entre nós, seres humanos, com o ambiente, ou seja,  tudo que está ao nosso redor, nosso meio físico e social. Resumidamente, o objetivo principal da AC é explicar e entender o comportamento humano.

E como funciona a Psicoterapia Anatitico - Comportamental?

Assim como qualquer outra abordagem, nas primeiras sessões é realizada uma entrevista, para que o psicólogo conheça um pouco da história de vida do Cliente. No decorrer das sessões, o trabalho é realizado de acordo com a demanda do cliente, por meio de análises funcionais do comportamento e algumas tarefas discutidas em sessão. Outro ponto importante é a relação estabelecida entre o cliente e o terapeuta.

A psicoterapia não é um processo rápido e fácil, que bom seria se o Psicólogo pudesse dar um remedinho que resolvesse tudo em uma sessão, mas infelizmente não é assim. O processo envolve dedicação e entrega e às vezes mexer no que está quieto pode ser doloroso. Mas em qualquer abordagem o psicólogo deve ter empatia e sensibilidade para da o suporte necessário ao cliente, independente da demanda.

Qual o papel do Psicólogo? 

O Psicólogo sempre leva em consideração as demandas e as queixas trazidas pelo cliente em sessão, como por exemplo, angústias, medos, ansiedade, depressão, dificuldades de relacionamento. O psicólogo Analitico-Comportamental deve estar preparado de acordo com seu conhecimento teórico e a científico, além de técnicas terapêuticas, deve sempre levar em consideração a relação estabelecida com o cliente. Em qualquer demanda ou queixa trazida para a terapia, o psicólogo deve ter uma escuta ativa,não punitiva, acolher com empatia, respeito, prezar pelo sigilo e ética.

E como funciona aqui no Central Psicologia?

Independente da forma de atendimento, se ela for pelo whatsApp, Chat ou Skype, a terapia segue os mesmos procedimentos técnicos e científicos do atendimento presencial.

Quantas sessões são necessárias?

Não existe um número mínimo ou máximo de sessões, a duração do tratamento pode variar dependendo da pessoa e da natureza das questões a serem trabalhadas.

 

Espero ter contribuído para que vocês entendam um pouquinho dessa abordagem de termos difíceis, mas tão importante para compreender a Psicologia enquanto Ciência. Se ainda restou alguma dúvida, é só mandar uma mensagem, estou à disposição.

 Daiane Cristina Daleaste CRP 14/06738-1






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!