Erro

O efeito Dunning-Kruger e como a confiança pode superar a competência

Postado por Danilo Nogueira da Macena Pinto em 21/05/2022 09:44


. O QUE É O EFEITO DUNNING-KRUGER?

O efeito Dunning-Kruger é como ficou conhecido um “vicio cognitivo” em que nós tendemos a superestimar a nossa real capacidade em autoavaliar nosso desempenho e ou capacidade nas mais variadas áreas. Esse viés tende a ocorrer quando nós ainda não adquirimos experiencia ou conhecimentos o suficiente para conseguirmos distinguir entre bons ou maus desempenhos. Um estudo interessante realizado para exemplificar como esse efeito pode ser danoso, foi elaborado por economistas em um levantamento com centenas de empresas em uma grande variedade de setores e países a respeito de suas operações e práticas de gerenciamento, além de suas avaliações os pesquisadores ainda fizeram questionários de autoavaliação com o gestores e o que encontraram foi que nos países com gestores menos produtivos havia um contraste com seus testes de autoavaliação, nos quais eles se enxergavam como mais capazes.

. DE QUE MANEIRA O EFEITO DUNNING-KRUGER É DANOSO EM NOSSO COTIDIANO?

Quanto mais superior você pensa que é a sua sabedoria, mais você tende a se superestimar; essa superestima das suas habilidades é danosa de forma que afeta sua capacidade de aprender e se atualizar, em uma sociedade com mudanças extremas e constantes ocorrendo todos os dias, o efeito Dunning-Kruger é um vício cognitivo que te leva a estagnar, afinal, quanto mais confiança você tem no que “sabe” menor a chance de você procurar aprender um pouco mais.

. COMO EVITAR O EFEITO DUNNING-KRUGER?

Nessa pergunta nossos amigos filósofos tomaram a frente, afinal, a melhor maneira de evitar o efeito Dunning-Kruger já era ensinado por Sócrates, e começa a partir do entendimento que “só sei que nada sei”. Entender isso é o princípio na busca de qualquer aprendizagem, essa frase nos provoca porque temos entendimentos superficiais sobre diversos assuntos, porém, o que ela realmente quer dizer é que cabe a nós procurarmos entender tudo em suas essências, nenhum conhecimento no mundo é completo o suficiente para que você possa se dar o direito a negar algumas novidades.

 

DEIXEM SUAS DÚVIDAS NOS COMENTARIOS, DO POST ORIGINAL:  https://www.instagram.com/p/Cdd-pxWpzH9/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Fontes:

- World Management Survey, Bloom e Van Reenen 2007 Maloney 2017b.

- Pense de novo: O poder de saber o que você não sabe, Adam Grant.

 

Psicólogo Danilo Nogueira: (65) 9 9975-6660 (Atendimento Psicológico Online para todo o País) ou agende diretamente pelo link para atendimento através da central de psicologia: https://centralpsicologia.com.br/psicologos/danilo-nogueira

Instagram: https://www.instagram.com/psicologodanilonogueira/