Postado por Daniela Sarmento em 05/04/2020 21:47
Em momentos como o que estamos vivenciando, é importante se lembrar do conceito de resiliência.
.
O corpo e a alma da resiliência estão fundamentados no nosso sistema de crenças pessoal e familiar e deste sistema faz parte a atitude de dar sentido à adversidade, ou seja, considerar a crise um desafio significativo, compreensível e manejável.
.
É preciso ter a percepção de que o sofrimento tem um sentido, caso seja possível evitá-lo deve sê-lo e quando é inevitável, devemos aceitá- lo!
.
A resiliência significa comprometer-se em uma nova dinâmica de vida.
.
Muitas vezes é difícil ao ser humano compreender o porquê de certas situações dolorosas, porém, precisamos acreditar por meio da fé e do amor que, se a vida tem sentido, o sofrimento inevitável também o tem.
.
Mesmo que seja quase impossível que este sentido seja entendido racionalmente em uma situação extrema inevitável, ele existe.
.
O ser humano é livre para realizar um sentido e escolher o que fazer de sua vida, e esta liberdade expressa-se a cada momento presente, a cada instante. Como os momentos são transitórios, precisa-se vivenciar a atitude mais sensata, sem perder a chance de concretizá-la. Então, construir resiliência é algo que se faz a cada momento, a cada escolha.
.
Vamos seguir resilientes, buscando entendimento sobre tudo o que estamos vivendo, desconstruindo crenças sobre tudo o que vivemos até hoje, pois desta maneira, distanciando-nos de nós mesmos, será possível reiventar um novo olhar e um novo jeito de viver. . . . .
Se você está fazendo a sua parte para o afastamento social ou a autoquarentena, é importante também cuidar da sua saúde emocional. Isso passa indispensavelmente por controlar ansiedade quanto às escolhas dos outros. Muitas pessoas acabam aflitas com o comportamento de algumas autoridades diante da Pandemia e, consequentemente, com o comportamento de pessoas que compartilham da mesma opinião/visão do momento que estamos passando.
.
A resposta é simples (o que não quer dizer que seja fácil): Faça o que VOCÊ acha correto, preocupe-se com os seus e com os que ama, sem esquecer que mesmo entre os que você ama, estão pessoas com entendimentos, vontades e escolhas diferentes das suas. É egoísmo? É radicalismo, ignorância? Seja o que for, é a SUA VISÃO e a SUA visão não vai controlar a visão do outro. Pelo contrário, achar que pode controlar o que o outro enxerga (ou eventualmente decide sobre si mesmo), é escolher fracassar.
Trabalhe a sua mente, gerencie seus pensamentos, diminua a quantidade de informações sobre o assunto, informe-se apenas do necessário pra se manter seguro e trabalhe a criatividade pra passar por este momento!
.
A prova virá, pra quem fez e pra quem não fez quarentena e o que podemos fazer, é "apenas" a nossa parte!
#FiqueEmCasa, vai ficar tudo bem !