Erro

O alcoolismo e a análise do comportamento

Postado por Eloísa Martins Ferraz em 16/06/2024 22:31


O uso de bebida alcoólica pelos  seres humanos  é um hábito  desde o inicio das civilizações. Os graves problemas relacionados ao álcool, aumentaram nos últimos três  séculos. As pessoas com dependência do álcool geralmente desenvolvem sintomas. Os transtornos por uso ou devido ao álcool segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-11) revelam, de modo geral, um estado psíquico e físico resultante da ingestão repetitiva de álcool durante um período de pelo menos um ano. O fenômeno de tolerância está frequentemente presente. É natural  a pessoa passar a apresentar o comportamento de beber logo pela manhã, para aliviar o desconforto de uma abstinência iniciante

Quanto mais tempo o indivíduo faz uso do álcool mais ele gasta mais tempo se recuperando dos seus efeitos, frequentemente o individuo  nega  ou minimize que o álcool traz prejuízos para ele.  

Quais as síndromes associadas aos transtornos devido ao álcool?

Segundo Dalgalarrondo, em Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais:

Delirium tremens 

É uma forma grave de abstinência do álcool em que aparecem alteração da atenção, confusão mental, desorientação temporal espacial, manifestações autonômicas  como tremores, febre,ilusões, alucinações visuais.

Delírio de ciúmes

A pessoa presume que o companheiro está traindo, é mais comum nos homens. Embriaguez patológica (intoxicação idiossincrática, mania a patu) desperta controvérsia. A pessoa tem um jeito incomum de se portar na sociedade, desordem mental, muitas vezes fica excitado, violento , às vezes paranóide e até homicida, fúria alcoólica.

Alucinose Alcoólica

Pode ocorrer no período de abstinência,  com indivíduos sóbrios ou alcoolizados. Caracteriza-se por alucinações audioverbal. A pessoa se refere a ela mesma na terceira pessoa. Por exemplo; O  “João” é mesmo um sem vergonha. O álcool age indiretamente sobre o sistema límbico, que tem importância na expressão das emoções e na atividade do sistema de recompensa do cérebro .A prática do prazer ocorre em um encadeamento de neurônios que interagem dentro do sistema límbico, por meio de inúmeros neurotransmissores, por exemplo,a dopamina.A dopamina é responsável pela sensação de bem-estar e prazer, que direcionam o indivíduo a buscar a droga excessivamente. 

O álcool é uma substância psicoativa. Pessoas com síndromes de dependência ou consumo do álcool têm diversos tipos de câncer, problemas no  fígado,  ansiedade, depressão, psicoses , risco de suicídio. O álcool potencializa os estados emocionais. Vários tipos de violência, problemas familiares, comportamento sexual de risco, envolvimento com vários tipos de acidente, comprometimento do desempenho acadêmico , aumento com custo dos serviços de saúde, faltas e acidentes no  trabalho, desemprego.

O álcool gera um  efeito depressor no ser humano. Um dos problemas do  alcoolismo é o uso crônico do álcool. A embriaguez pode ocorrer com qualquer pessoa que exceda no uso do álcool.

Quando  podemos  dizer que alguém tem o problema da dependência de álcool? Quando a  incapacidade de poder regular ou controlar o uso de bebidas alcoólicas pode surgir a partir de uso repetido ou contínuo importante. O elemento central  é a compulsão de usar o álcool, associada a incapacidade de controlar o consumo, apesar de suas consequências danosas.

A análise do comportamento vai direto às relações antecedentes e consequentes ao comportamento que estão no ambiente. Assim, uma abordagem funcional considera que ingerir substâncias deve ser analisado como um tipo de comportamento mantido por controle de estímulos antecedentes e por suas próprias consequências. Dessa forma, é tarefa dos analistas de comportamento buscar os eventos antecedentes e consequentes que controlam e mantêm esse ou qualquer outro tipo de comportamento

Sidman (autor de Coerção e suas implicações) defende que na medida em que as recompensas por vício ultrapassam aquelas por virtude, o vício permanecerá conosco, apesar dos seus riscos. Nossa conduta é sempre o resultado de muitas contingências, algumas positivas e outras negativas. Alterar as contingências não altera a natureza humana, mas faz uso da plasticidade da natureza humana.

Ambiente é o termo empregado para se referir àquela parcela do universo que afeta o organismo. Os estímulos poderão ser divididos em duas grandes classes: os que ocorrerem antes da resposta serão conhecidos como Estímulos Antecedentes e os que sucederem a resposta serão Estímulos Consequentes, 

Para combater a dependência química do alcoolismo existem os remédios. Para combater a dependência psicológica, o alcoolista precisa encontrar outros reforçadores. Os comportamentos para serem mudados não basta só identificá-los. É preciso que as contingências sejam mudadas. Mesmo tendo  ressaca, se a pessoa permanecer em condição favorável vai ingerir bebida alcoólica novamente. O comportamento de ingerir bebidas alcoólicas é um comportamento operante mantido pelas consequências; esta resposta tem reforçadores. Quando o comportamento do repertório de adição já está cronificado, o acesso a novas resolutivas fica bloqueado. Desse modo, o alcoolista necessita aprender a ter novas resoluções para os seus problemas. A psicoterapia é um  dos recursos para ajudar o indivíduo com seus problemas emocionais, com isso pode ajudá-lo  a compreender e a lidar com o vício em álcool. 

Eloisa Martins Ferraz CRP:DF  01/27720 . (61) 993049376






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!