Erro

Já ouviu falar do conceito Wabi-Sabi ?

Postado por Erik Vinicius Medanha de Matos em 24/05/2022 11:24


Já ouviu falar do conceito Wabi-Sabi ? 

Trata-se de uma filosofia oriental onde aprendemos a ver a beleza mesmo nas coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas. E está associado a uma abordagem estética que valoriza objetos rústicos, feitos de materiais encontrados na natureza, como madeira e algodão, em cores “cruas”, e que reflitam a passagem do tempo. 

É um conceito baseado na aceitação, transitoriedade e imperfeição. Aceitar que o belo é imperfeito e incompleto.  

Quantas vezes ficamos direcionados em encontrar tudo perfeito? Mas, com o tempo vamos descobrindo que o perfeito só existe na ficção. A vida real é imperfeita.

Podemos fazer um paralelo dessa filosofia e da resiliência.

Ao estabelecermos uma associação disto, aceitar a imperfeição pode nos ajudar com os desafios e adversidades da vida e a considerarmos nossas próprias marcas e cicatrizes de outra forma.

Podemos dizer que esse conceito está em aprender a valorizar mais a natureza, o lado espiritual e os sentimentos que nos cercam.

As marcas do tempo, as cicatrizes e dores não precisam ser ignoradas, nem apagadas... Ao reconhecermos nossa história e enaltecê-la, incluindo o sofrimento, nos tornamos mais fortes!

Na psicologia, utilizamos o conceito de resiliência para designarmos essa capacidade de nos recuperarmos diante das adversidades e seguirmos mais fortalecidos, percebendo nossos problemas como passageiros, aprendendo a ver a vida com mais aceitação e lidando melhor com falhas e imperfeições.

Encontrar a saída para cada labirinto da vida, voltar a estar completamente em harmonia consigo mesmo e com o outro após a pior das situações é uma das melhores capacidades que o ser humano apresenta.

A maneira de alcançar o que a princípio parece impossível é acreditar e simplesmente fazer o que tiver que ser feito pouco a pouco, todo dia um pequeno passo. Wabi Sabi também é um convite à autoaceitação e à aceitação das coisas e das pessoas como elas são, na sua natureza imperfeita e em constante mudança.

 

Alguns fatores que estão associados à resiliência e ao conceito Wabi-sabi, alguns deles são:

  • A capacidade de fazer planos realistas e tomar medidas para realizá-los.
  • Uma visão positiva de si mesmo e confiança em seus pontos fortes e habilidades.
  • Habilidades em comunicação e resolução de problemas.
  • A capacidade de gerenciar sentimentos e impulsos fortes.

.  .  .

Psicólogo Erik Matos

CRP 01/24455

Whatsapp: (61)9 9242-6695

Instagram: @psicologoerikmatos

.

Para entrar em contato clique aqui
 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!