Erro

DINÂMICAS RELACIONAIS 

Postado por Jucelia França da Silva em 14/06/2021 16:31


AS DINÂMICAS RELACIONAIS 

1-RELACIONAMENTO FUNCIONAL: Um relacionamento funcional não é um tipo de conto de fadas, está sujeito às mesmas tensões e desafios inerentes a qualquer parceria humana, mas é aquele em que você sente que tem liberdade para ser você mesmo, que consegue se relacionar, expor suas ideias e conflitos, conversar de uma forma mais intimista e te traz mais benefícios do que malefícios. A diferença entre uma relação funcional e uma disfuncional é esta: a relação funcional estimula o crescimento pessoal (construtivo), enquanto a relação disfuncional desencoraja o crescimento pessoal (destrutivo).

2-RELACIONAMENTO DISFUNCIONAL: No sentido literal da palavra é aquele Relacionamento que não está funcionando. Seria aquela relação na qual as partes não estão mais felizes juntas, não há conexão, não há intimidade profunda, e as afinidades já são bem poucas ou não há quase nenhuma. Os diálogos não são produtivos, a comunicação efetiva é mínima, as brigas ou a indiferença são constantes, e claramente não é uma convivência saudável ou satisfatória como ocorre em relacionamentos funcionais. São passíveis de ajustes.

3-TÓXICOS: Prevalecem padrões de convivência não saudáveis - muitas vezes recíprocos -, entre as partes, mas não se observa desequilíbrio de poder nem a existência de manipulação sórdida e intencional nas dinâmicas do casal. O estado emocional dos envolvidos é bastante prejudicado ao longo da permanência no Relacionamento, mas tende a melhorar - sem grandes sequelas psíquicas. Passível de mudanças, a depender do grau de toxidade envolvido.

4-ABUSIVOS: Nos Relacionamentos Abusivos, os danos emocionais e psicológicos tendem a ser profundos e duradouros, quando não serão permanentes. Dificilmente, esses relacionamentos são passíveis de ajustes, e raramente a dinâmica prejudicial muda. Não há uma solução que demonstre eficiência e preservação mínima da vítima que não seja o afastamento do abusador e reestruturação da sua vida longe dele. Os Relacionamentos abusivos também se classificam e se diferenciam de acordo com o tipo de abuso empregado. 

************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

Reflita sobre o texto e procure identificar onde o seu relacionamento se encontra.

Ele se encontra nas dinâmicas 2, 3 ou  4? CLIQUE AQUI e marque uma consulta!

 

Jucélia França da Silva

Psicóloga CRP: 17/4954






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!