Postado por Eloísa Martins Ferraz em 09/03/2025 14:14
O que é fusão cognitiva na ACT?
Na ACT a fusão cognitiva é quando a linguagem e o objeto ficam como se fossem um só. O grande desafio é aprender o que a nossa mente diz e prestarmos atenção no aqui e agora. Quando estamos fusionados agimos no piloto automático e isso dificulta a percepção dos pensamentos, sentimentos, lembranças e sensações indesejadas. Há uma identificação com a mente.
Os peixes nadam dentro da água e nem se dão conta que estão nadando no mar, no rio. Nós seres humanos quando estamos fusionados com os nossos pensamentos nadamos num rio de pensamento sem perceber. A linguagem sobrerregula os nossos comportamentos, ficamos presos nos pensamentos , não observando os pensamentos para fazermos melhores escolhas.
O que é desfusão cognitiva?
Na desfusão a gente passa a olhar os pensamentos e não olhar o mundo através dos pensamentos. Quando olhamos os pensamentos somente como pensamentos no aqui e agora, isso reduz o impacto dos símbolos. Por exemplo, quando eu digo que eu percebo que estou sentindo ansiedade, ou estou tendo a sensação que estou ansiosa é diferente de eu afirmar “eu sou uma pessoa ansiosa”. Perceber, notar os pensamentos somente como pensamentos é bem diferente de ficar fusionados com os pensamentos. Podemos treinar a desfusionar a linguagem. Treinar a responder os nossos pensamentos com mais flexibilidade.
Os pensamentos e imagens quando são suprimidos voltam com uma intensidade maior. As imagens e pensamentos fusionados são levados muito a sério pela nossa mente. Na desfusão percebemos que imagens não passam de imagens. Não levar a sério a literalidade das palavras.
Nosso sistema nervoso funciona por adição. Não por subtração. Nós criamos uma rede relacional de acordo com a nossa história de vida. Fazemos julgamentos sobre a nossa vida.
Parafrasear as frases. Repetir as frases em voz alta em vez de somente pensar a respeito dos pensamentos.Quando aprendemos a observar os nossos eventos privados. Estou tendo o sentimento de tristeza. Estou tendo uma lembrança da minha infância. Estou notando um impulso comportamental, uma tendência. Estou sentindo calafrios, estou sentindo calor no pescoço.
Ter uma postura de curiosidade, e avaliar a utilidade do pensamento. Qual é a função desse pensamento em minha vida? Os comportamentos dependem de como está inserido no contexto. Um bom exemplo: Te ofereço um copo de água, e lhe digo que bebi um pouco dessa água e estou com o coronavírus. Acredito que você não irá aceitar a agua, mesmo estando com sede.
EXERCÍCIO:
Folhas flutuantes no rio.
Feche os olhos e faça o exercício.
Imagine um lindo rio de fluxo lento. A água flui sobre as rochas, ao redor de árvores, desce o morro e corre por um vale. De vez em quando, uma folha grande cai e flutua rio abaixo. Imagine que você está sentado ao lado daquele rio em um dia quente e ensolarado observando as folhas flutuarem.
Agora torna-se consciente de seus pensamentos. Cada vez que um pensamento surgir em sua cabeça, imagine que ele está escrito em uma daquelas folhas. Se pensar em palavras, coloque-as na folha como palavras. Se pensar em imagens, coloque-as na folha como uma imagem. O objetivo é ficar ao lado do rio, ir mais rápido ou mais devagar; não tente mudar o que aparece nas folhas de alguma forma. Se as folhas desaparecem, se você mentalmente for para outro lugar, ou se você notar que está no rio ou em uma folha, apenas pare e perceba que isso aconteceu. Arquive esse conhecimento e, então, mais uma vez, retorne ao fluxo do rio, observe um pensamento surgir em sua mente, escreva-o em uma folha e deixe a folha flutuar rio abaixo
Continue fazendo isso por pelo menos cinco minutos. Mantenha um relógio por perto e marque quando iniciar o exercício.
Quanto tempo passou até você ser pego por um dos pensamentos?
Perceba se você fez o rio fluir e ele parou, ou se você foi para outro lugar em sua mente, anote o que aconteceu pouco antes de isso acontecer. (Pg 95 , Saia da Sua Mente e Entre na Sua Vida. Steven C. Hayes . Spencer Smith.)
Quando o rio não fluía isso pode ser considerado fusão cognitiva, quando dizemos que não conseguimos fazer o exercício, isso também é fusao cognitiva. Quando o rio fluía podia ser considerado desfusão cognitiva.
REFERÊNCIAS:
HAYES, S. C.; STROSAHL, K. D.; WILSON, K. G. Terapia de aceitação e compromisso: o processo e a prática da mudança consciente. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.
Steven C. Hayes e Spencer Smith Saia da sua mente e entre na sua vida: A nova Terapia de Aceitação e Compromisso.Editora: Sinopsys, 2022