Postado por Beatriz Lisboa Cavalcante em 01/10/2024 17:27
Você já parou para pensar em como o lugar onde você está pode influenciar diretamente a forma como você age e se sente? O comportamento de uma pessoa não acontece de forma isolada, ele é o resultado de uma troca constante entre a pessoa e o ambiente ao redor.
Um dos tipos de ambiente que pode influenciar nosso comportamento é o ambiente físico, sendo tudo o que está à nossa volta, como a iluminação, o som, a organização dos móveis, e até mesmo as cores do local em que estamos.
Por exemplo, se você ficar por muito tempo em um lugar sujo e desorganizado, esse tipo de ambiente pode aumentar o seu estresse e reduzir sua produtividade. Já um ambiente arejado e bem iluminado tende a nos fazer sentir mais confortáveis e tranquilos, ajudando assim na concentração.
Vamos a um exemplo mais prático. Pense em uma sala de aula, se ela tiver muito barulho ou carteiras fora de ordem, os alunos podem ter mais dificuldade em prestar atenção e até mesmo você pode ter dificuldade em passar o conteúdo. Da mesma forma, no seu trabalho, se o ambiente, se estiver nessas condições da sala de aula, você também vai ter dificuldades.
O ambiente social é formado pelas pessoas que nos cercam e pelas regras da sociedade, logo ele tem um grande impacto sobre nosso comportamento e consequentemente nosso bem-estar.
Todos os dias, fazemos pelo menos uma escolha com base no que achamos que os outros esperam de nós ou com base no medo de sermos julgados, isso acontece por causa das regras sociais.
Somos seres que aprendemos muito com base na observação, logo quando vemos alguém fazendo algo, podemos copiar determinado comportamento, seja ele bom ou ruim, ou ainda, podemos não copiá-lo por acharmos ele inadequado.
As crianças e adolescentes são bons exemplos, elas aprendem muito observando os adultos ou outras crianças e/ou adolescentes. Se um adulto elogia a criança por ter compartilhado seu brinquedo, por exemplo, as chances dela repetir esse comportamento depois são maiores. Por outro lado, quando uma pessoa é criticada por causa de determinado comportamento, é provável que ela evite repetir essa ação.
O ambiente familiar pode influenciar a forma como agimos devido ter seus valores, regras e costumes. Devido ser um ambiente que a pessoa é exposta assim que nasce, ele exerce grande influência sobre a personalidade, valores e crenças da pessoa. Sendo que os pais e os cuidadores são os que mais influenciam o comportamento.
Dessa maneira, se uma criança cresce em um ambiente familiar estável e amoroso, ela tem mais chances de desenvolver comportamentos sociais positivos. Por outro lado, crianças que crescem em ambientes familiares disfuncionais, caracterizados por negligência, abuso ou instabilidade, podem levar a pessoa a desenvolver problemas comportamentais e emocionais.
É importante destacar que existe uma interação entre esses três tipos de ambiente - físico, social e familiar -, isto é, eles não interferem no comportamento humano de forma isolada.
Se uma pessoa cresceu em um ambiente saudável, porém vive em um ambiente físico desfavorável, como uma área com alta poluição, isso pode deixá-la com um comportamento mais irritável.
Se você estiver precisando de ajuda, estou aqui!
WhatsApp (66) 99918-4783
Beatriz Lisboa Cavalcante
CRP - 18/8726
Imagem de freepik">Créditos de imagem