Como eliminar a Dependência Emocional
Postado por Maria Rita de Sousa Castilho Costa em 22/09/2024 23:32
O que é dependência emocional e como livrar-se dela:
A dependência emocional é um padrão de comportamento que se caracteriza por um apego excessivo e doentio a outra pessoa, que pode ser um familiar, amigo ou parceiro romântico.
Pessoas com dependência emocional podem:
- Basear a sua autoestima e felicidade na aprovação dos outros;
- Sacrificar os seus próprios desejos e necessidades para satisfazer os da outra pessoa;
- Ter problemas para tomar as suas próprias decisões;
- Sentir-se insatisfeitas constantemente;
- Ter medo de perder a pessoa de quem dependem.
Quais os sintomas de dependência emocional?
A dependência emocional é percebida através dos seguintes comportamentos:
- Ciúme excessivo: é normal o ciúme acompanhar a dependência. A pessoa não gosta de ver o cônjuge dar atenção a ninguém mais do que ela, mesmo que o alvo da atenção seja um parente ou amigo de infância.
- Idealização da outra pessoa: o outro se transforma em uma espécie de divindade sem defeitos, o que torna difícil o afastamento.
- Medo de infidelidade: o ciúme excessivo pode ser provocado pelo medo de ser traído e sofrer uma decepção.
- Medo de terminar o relacionamento: o medo do parceiro terminar o relacionamento também motiva o ciúme e até uma postura paranoica.
- Incapacidade de ser feliz sozinho: se não há alguém elogiando, paparicando ou dando atenção à pessoa dependente, ela não consegue encontrar motivos para ser feliz no cotidiano.
- Necessidade de agradar o outro: para tentar fazer o outro ficar ao seu lado, a pessoa faz de tudo para agradar o parceiro.
A dependência emocional pode levar a um ciclo vicioso de comportamentos prejudiciais gerando ansiedade, depressão e relacionamentos insatisfatórios. Ela também pode ser confundida com o amor, mas num relacionamento emocionalmente independente, as pessoas sentem que estão "apaixonadas" quando, na verdade, estão "necessitadas".
Para se livrar da dependência emocional, é possível:
- Reconhecer o problema;
- Identificar as causas do problema;
- Aprender a lidar com as emoções;
- Definir limites no relacionamento;
- Passar tempo sozinho;
- Colocar-se em primeiro lugar;
- Manter acompanhamento psicológico
Nem sempre é possível lidar sozinho com a dependência emocional, e a terapia é uma grande aliada para melhorar a saúde mental. Em casos assim, uma possibilidade de melhora é a terapia sistêmica familiar, pois através dela é possível junto com a profissional psicóloga identificar e tratar as dores e traumas que advindos das raízes familiares, os quais costumam ser reproduzidos na fase adulta nas relações sociais e amorosa.
Se este é o seu caso, saiba que estou à disposição para ajuda-lo(a) na redução e eliminação de sua dependência emocional.
Psicóloga Rita Castilho
CRP 06/168661
(11) 97253-1089