Erro

Avaliação Psicológica para cirurgias

Postado por Giovana Bruno da Silva em 17/06/2021 12:17


Atualmente existem 3 procedimentos cirúrgicos que exigem de forma obrigatória a avaliação e acompanhamento psicológico, sendo estes a Cirurgia Bariátrica, Laqueadura e Vasectomia e a Readequação genital.O psicólogo tem o papel de trazer a luz e esclarecer as reais motivações e expectativas que o paciente tem em relação ao procedimento cirúrgico que ira mudar a sua vida.

Em uma cirurgia bariátrica por exemplo, é necessário compreender se o indivíduo possui algum transtorno alimentar que após a cirurgia invalidara todo o procedimento realizado ou até mesmo o colocará em risco de saúde. É avaliado também se suas motivações envolvem por exemplo questões estéticas que possuam ressentimentos ou obsessões consigo mesmo, que podem facilmente ser deslocadas para outro aspecto interno depois da cirurgia trazendo sofrimento interno. Um outro exemplo pode ser um indivíduo que deseja realizar a vasectomia, mas não somente pelo desejo de não ser pai propriamente dito, mas porque em outro relacionamento do qual teve um filho, foram experiências conflitos com sua ex companheira que lhe geraram sofrimento, porém a atribuição desta carga de sofrimento foi direcionado ao ato de ter outro filho, aumentando então a motivação para a cirurgia. O que pode ocorrer é de futuramente, quando o mesmo estiver em outra relação sendo essa mais saudável e sem conflitos, venha o arrependimento e a consciência de que não é o ato de ter filhos que o trouxe sofrimento, mas sim o tipo de relação que se tinha.

A avaliação psicológica antecede a emissão do laudo, que é necessário junto com outros documentos para a realização do procedimento. Durante a avaliação, realizo uma entrevista inicial e em seu decorrer aprofundo em questões internas que irão trazer à tona as reais motivações e perspectivas sobre si mesmo e sobre o procedimento, vez ou outra intercalando com ferramentas e testes para melhor mensuração dos resultados conforme necessário.A avaliação é feita em sessões (presenciais ou online) com a duração de 50min., e não há como um psicólogo pré estabelecer com exatidão quantos encontros serão necessários para concluir a avaliação, pois o que determina a necessidade e a constância dos mesmos é a demanda interna de cada paciente e como a mesma é expressada.

 

Para entrar em contato comigo  clique aqui, ou me mande uma mensagem no Whatsapp (14) 98198-1217.  Fico à disposição para dúvidas, informações e agendamentos.

Giovana Bruno da Silva

Psicóloga Clínica - CRP 06/163924