Postado por Laís Comini em 11/03/2025 15:01
Um processo de análise não se compromete a resolver problemas. Um psicólogo, seja por qual linha teorica se orientar, não é capaz de resolver os problemas de seus pacientes. Estejam cientes disso.
Para quê serve então, uma análise?
Antes de mais nada, é importante compreender que um processo de análise não é mágico e não oferece resoluções imediatas ou soluções pontuais. Além disso, a profissional que te acompanhar nesse caminho não possui poderes místicos ou misteriosos de cura capazes de resolver todos os seus conflitos. Caso um psicólogo ofereça esse tipo de promessa, esteja atento
Em um processo de análise, é importante que o analisando se comprometa consigo mesmo e com sua caminhada terapêutica. Em colaboração transferencial, o analista se coloca na posição de escuta, se atentando para os elementos inconscientes que vão surgindo na fala. E é diante dessa parceria entre a fala livre do analisando e a escuta flutuante (porém não desatenta) da psicanalista, que ambos fazem uma "psic-análise" dos conflitos, dos afetos, das questões que norteam a queixa trazida, podendo então, o analisando, se dar conta da parte que é responsável sobre a queixa que reclama.
Vejam, se dar conta dessa responsabilidade sobre a queixa, é uma desobstrução de muitas possibilidades de lidar com a realidade. Abre espaço para a circulação da palavra, para a mudança de posição diante dos conflitos. Antes como alguém que sempre localiza uma 'culpa no outro', para agora poder flexibilizar essa visão, podendo assumir também seus desejos.
O analisando pode se movimentar melhor psiquicamente, e apesar de não poder assegurar que isso vá resolver algum problema, concordam que é melhor se movimentar num espaço mais aberto do que em um quartinho fechado?
À medida que conseguimos deslocar significados cristalizados, ampliamos nossa capacidade de lidar com o mal-estar que nos atravessa. A psicanálise propicia a construção de novas ferramentas narrativas, possibilitando o enfrentamento de questões rígidas que, muitas vezes, nos aprisionam e imobilizam. Já se deparou com a sensação de estar preso em um ciclo repetitivo, reproduzindo incessantemente os mesmos comportamentos diante de um problema?
O que é, afinal, uma análise? Em essência, podemos dizer que se trata de um método para explorar as diversas possibilidades de estar no mundo e todas as versões de nós mesmos que podemos construir, mesmo diante de nossas limitações. A análise nos ajuda a ampliar o repertório para enfrentar a vida, os conflitos e as angústias, ao mesmo tempo em que abre espaço para apreciar e desfrutar do amor, do sexo e do prazer. Seu principal objetivo é permitir que possamos amar e trabalhar de maneira mais plena, prazerosa e libertadora.
Vamos juntos nessa aventura, entre em contato comigo: 032998283823